SEGURANÇA DE VOO

SERIPA V promove ação de segurança de voo na região Sul do país

Publicada em: 12/06/2012 16:34
Imprimir
Fonte: CENIPA

O primeiro Encontro de Segurança de Voo, que acontece na cidade de Jaraguá do Sul (a cerca de 200 quilômetros da capital de Santa Catarina), é voltado para os operadores da aviação do nordeste do Estado. O evento será promovido pelo Quinto Serviço Regional de Aviação Civil (V SERIPA) no próximo dia 16 de junho, das 9h às 17h, no auditório da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.

A Filosofia SIPAER (Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), fator humano na prevenção, aspectos da manutenção e investigação de acidentes são alguns dos temas previstos na pauta do encontro. Entre os inscritos estão proprietários de empresas e aeronaves, pilotos, mecânicos, elementos credenciados de segurança de voo e demais participantes interessados nas questões de prevenção.

Segundo o Chefe do SERIPA V, a finalidade do encontro é uma ação imediata na área de prevenção, por meio de um chamamento à comunidade aeronáutica local, visando repassar orientações e recomendações relacionadas aos aspectos de segurança de voo. A necessidade de reforçar os procedimentos de segurança se deve ao crescimento do número de ocorrências nos últimos dois anos naquela região.

O SERIPA V atua como o ELO-SIPAER vinculado diretamente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) do Comando da Aeronáutica, o qual responde pela gestão das atividades de prevenção de segurança de voo na Região Sul, que compreende os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O órgão é chefiado pelo Tenente Coronel Aviador Marcos dos Santos Silva.