ORDEM DO DIA (12/06)

Dia do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte

Publicado: 12/06/2012 09:38
Imprimir
Fonte: GABAER

O TREMULAR ALTIVO DAS CORES DO MANTO NACIONAL, NOS MAIS RECÔNDITOS PONTOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, SENSIBILIZA-NOS O ÍNTIMO, POIS É A INCONTESTE MATERIALIZAÇÃO DA CAPACIDADE E DO DESTEMOR DOS HOMENS QUE LAPIDARAM, COM SANGUE E SUOR, NOSSAS VASTAS FRONTEIRAS E A NOSSA RICA HISTÓRIA.

É UM PRECIOSO LEGADO QUE NOS PERMITE ENTENDER COMO UMA AUDACIOSA ATITUDE, DE AVULTADO INSTINTO NACIONALISTA, PATENTEOU, NA TARDE DE 12 DE JUNHO DE 1931, O CAMPO DOS AFONSOS COMO O PALCO DA REALIZAÇÃO DE UM DOS MAIS FRUTÍFEROS E GRANDIOSOS SONHOS.

O SONHO DE PROMOVER A IMPERIOSA INTEGRAÇÃO NACIONAL, UNINDO OS – ARQUIPÉLAGOS DE POVOAÇÕES – DISPERSOS NESTE IMENSO TERRITÓRIO, E DESSA FORMA AGIR COMO UM POTENTE CATALISADOR DO PROGRESSO, SEMEANDO ESPERANÇA E OFERECENDO O ALENTO AO NOSSO AMADO E AGUERRIDO POVO BRASILEIRO.

ASSIM FOI QUE, EIVADOS COM O MESMO PIONEIRISMO QUE ALIMENTAVA SANTOS DUMONT, OS BANDEIRANTES DO AR, LIDERADOS POR EDUARDO GOMES, LEMOS CUNHA, CASEMIRO MONTENEGRO FILHO E NELSON FREIRE LAVENÈRE WANDERLEY, LANÇARAM-SE NUMA EPOPEIA, QUE CONFIRMARIA O INQUEBRANTÁVEL COMPROMISSO COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA NOSSA PUJANTE NAÇÃO.

FOI NESSE CENÁRIO QUE O SAUDOSO CURTISS, DE MATRÍCULA K-263, ALÇOU AOS ARES PARA A PRIMEIRA MISSÃO DO QUE VIRIA A SER O – CORREIO AÉREO NACIONAL – PARA NUNCA MAIS POUSAR.

COMO QUE POR MAGIA, SUAS ASAS CONTINUAM A SUSTENTAR A ESPERANÇA, E SEU MOTOR, A ECOAR O SOM DE VIDA, QUE ENCURTA DISTÂNCIAS, SOCORRE O AFLITO E TRANSPORTA NOSSA GENTE, INUNDANDO O POVO BRASILEIRO COM CIDADANIA E COM UMA ARRAIGADA CONFIANÇA NA AERONÁUTICA E FÉ NOS DESTINOS DA NAÇÃO.

VALOROSOS COMANDADOS, NÃO MAIS VOAMOS COM AS ASAS DE 1931. VIVENCIAMOS, HOJE, UM NOVO MOMENTO.

O SONORO TROAR DOS PISTÕES E A BELEZA DA AERONAVE, CATALINA, CORTANDO OS RIOS AMAZÔNICOS, DERAM LUGAR A MODERNAS MÁQUINAS DE GUERRA, COM PRECISOS SENSORES E EQUIPAMENTOS QUE RECLAMAM DO PILOTO O MAIS PERFEITO CONHECIMENTO TÉCNICO E DOUTRINÁRIO.

O HEROÍSMO DE OUTRORA ABRIU CAMINHO À PROFISSIONALIZAÇÃO, E O ROMANTISMO DOS CACHECÓIS ESVOAÇANTES DEU LUGAR À TECNOLOGIA DOS TEMPOS MODERNOS E À NECESSÁRIA SEGURANÇA DE VOO.

HERDEIRA DESSE LUMINOSO LEGADO DE AMOR À PÁTRIA E ALTRUÍSMO, A AVIAÇÃO DE TRANSPORTE TRADUZ A EXPRESSÃO MÁXIMA DO INESTIMÁVEL PAPEL SOCIAL QUE O COMANDO DA AERONÁUTICA SEMPRE DEDICOU À NAÇÃO.

CADA DECOLAGEM DE NOSSAS AERONAVES DE TRANSPORTE REAFIRMA O NOBRE COMPROMISSO COM A MANUTENÇÃO DA INTEGRAÇÃO E DA SOBERANIA NACIONAL.

BRAVAMENTE CONQUISTADA E, DIUTURNAMENTE, VELADA POR UMA AVIAÇÃO QUE CRESCEU SOBRE A ÉGIDE DA SOLIDARIEDADE, SEM CONTUDO ABRIR MÃO DA SUA VERTENTE GUERREIRA.

AO PASSO QUE OS MESMOS VETORES QUE PROMOVEM A UNIÃO E ZELAM POR NOSSO POVO, LEVANDO O ALENTO AO ENFERMO ISOLADO, GARANTEM, COM IGUAL DETERMINAÇÃO, A MOBILIDADE DA TROPA, O RESSUPRIMENTO NO COMBATE, O REABASTECIMENTO EM VOO E A SAGRADA MISSÃO DE BUSCA E SALVAMENTO.

NOBRES INTEGRANTES DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE! HERDEIROS DOS MESMOS IDEAIS TRANSMITIDOS POR AQUELES VISIONÁRIOS.

VOCÊS SIMBOLIZAM A TÊMPERA DOS PRECURSORES DO CAN, FORJADA AO LONGO DA SUPERAÇÃO DE MAGNOS DESAFIOS E CONTAGIANTES VITÓRIAS; REPRESENTAM A FORÇA A UNIR TODOS OS CREDOS, SOTAQUES E CULTURAS; A PONTE A LIGAR FAMÍLIAS SEPARADAS PELA DISTÂNCIA, A LEVAR O REFRIGÉRIO AO DOENTE E A EXPECTATIVA DO DESENVOLVIMENTO PARA AS COMUNIDADES MENOS FAVORECIDAS.

EM SEUS VOOS PELOS DIFERENTES E LONGÍNQUOS AZUIS, TENHAM A CONSCIÊNCIA DESTA SUBLIME TAREFA, ACREDITEM NA RELEVÂNCIA E NOBREZA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES E ORGULHEM-SE, A CADA ALVORECER, DE INTEGRAR A FORÇA QUE MANTÉM UNIDO ESTE BRASIL, A QUEM DEVOTAMOS TODAS AS NOSSAS ENERGIAS.

A TODOS QUE, NAS GENEROSAS E AMPLAS ASAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, LEVARAM E CONTINUAM LEVANDO O BRASIL A SEUS RINCÕES MAIS DISTANTES, RENDO, NESTE DIA TÃO ESPECIAL, MINHAS SINCERAS HOMENAGENS PELA EDIFICAÇÃO DESSA OBRA SEM PAR.

QUE AS MESMAS GLÓRIAS DESDE SEMPRE VIVENCIADAS NO SEIO DESTA AGUERRIDA AVIAÇÃO, CONTINUEM A FAZER PARTE DO PRESENTE E DO FUTURO, E QUE DEUS OS ABENÇOE NO CUMPRIMENTO DE SUAS RELEVANTES MISSÕES ENSEJADAS NO LEMA: “LANÇAR, SUPRIR, RESGATAR”!

PARABÉNS À AVIAÇÃO DE TRANSPORTE!


Tenente Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica