MAPLE FLAG

FAB faz primeiro lançamento real de suprimento

Publicada em: 29/05/2012 18:39
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea


No segundo dia de exercício (29/5), a aeronave C-130 Hércules do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1o GTT) realizou com sucesso o primeiro lançamento de carga durante a Maple Flag, que acontece em Cold Lake, Canadá.

O lançamento de CDS (conteiner delivery system) faz parte da missão de ressuprimento aéreo, que tem por objetivo levar suprimento (alimentos, água, munição, roupas, medicamentos etc.) para a tropa terrestre infiltrada em terreno hostil. Este tipo de missão é essencial em um cenário de guerra, já que a tropa em solo depende desse material para poder continuar avançando no território inimigo.

Durante a manobra, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) voou em ala com uma aeronave de carga C-160 Transall da Força Aérea Francesa, ingressando no território inimigo. Durante a navegação, a aeronave brasileira teve seu sistema de alerta de emissões radares (RWR) ativado pela primeira vez, tendo que realizar uma manobra evaziva.

"Aqui foi possível testarmos esse equipamento em um ambiente mais próximo ao de um conflito real. Essa foi uma ótima experiência para a tripulação frente a ameaças inimigas", afirma o Capitão Enzo dos Santos Batista, comandante do voo.

A Maple Flag é uma simulação de guerra que envolve vários atores. Aeronaves de caça, patrulha, asas rotativas, reconhecimento e transporte têm que avançar sobre o território inimigo sem ser detectadas. Além dos perigos no ar, os aviões aliados tem que lidar com ameaças em solo, como radares e sistemas de artilharia antiaérea.

Para a delegação brasileira, a Maple Flag tem sido um grande aprendizado. "Nessa primeira missão, pudemos ver que estamos no caminho certo. Acredito que vamos evoluir muito no exercício, principalmente com relação à guerra eletrônica", completa o Capitão Enzo.