SOCIAL

Hospital de Campanha Fluvial da FAB realiza mil atendimentos em Manaus

Publicada em: 16/05/2012 17:38
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Hospital de Campanha Fluvial da Força Aérea Brasileira (HCAMP) realizou cerca de mil atendimentos de saúde no bairro São Raimundo, em Manaus, após concluir missão de sete dias pelo Rio Negro, passando pelas localidades de Moura e Barcelos, a mais de 400 km de Manaus. Em dois dias na capital do Amazonas, mais de duas mil unidades de medicamentos foram distribuídas nessa última parada da unidade de saúde da FAB.

Trinta e seis militares da área de saúde, além de equipes de intendência, de comunicação e de infantaria, trabalharam na missão em Manaus, nos dias 14 e 15 de maio. É a primeira vez que um Hospital de Campanha da Força Aérea é montado em uma balsa da Comissão de Aeroportos da Amazônia (COMARA). Duas balsas receberam módulos climatizados para o atendimento ambulatorial nas especialidades de clínica médica, ginecologia, dermatologia, pediatria, ortopedia e odontologia.

Segundo o Coronel Médico Jorge Viana Annibal, comandante do HCAMP em Manaus, o porto de São Raimundo foi escolhido pela facilidade de acesso para a população da região, que já sofre os efeitos da enchente no Estado. A Ação Cívico-Social em Manaus foi organizada pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR).

Armando dos Santos Mendes, 60, descobriu por meio de amigos que o Hospital de Campanha da FAB estaria em Manaus. Viajou sete horas de barco, desde a comunidade de Saracá, para ser atendido. Outras dez pessoas daquela localidade vieram com ele. “Sou diabético, tenho dores no peito”, disse. “O atendimento aqui é excelente”, afirmou, após ser consultado e receber medicamentos para o tratamento.

Maria de Fátima Rodrigues Meneses, 52, ficou sabendo no bairro da presença do Hospital de Campanha, pegou os exames que estavam na unidade de saúde da localidade à espera de marcação de consulta com o ginecologista e fez o retorno no HCAMP. Aproveitou a oportunidade para consultar-se ainda com o dermatologista. Saiu medicada e com encaminhamento para o médico vascular.

No início do mês, o Hospital de Campanha Fluvial passou pelo distrito de Moura e pela cidade de Barcelos, subindo o Rio Negro, onde mais de 3 mil atendimentos médicos e odontológicos foram realizados. O HCAMP distribuiu quase 15 mil unidades de medicamentos.

No total, nas três localidades, o HCAMP chegou a 4 mil atendimentos.