TREINAMENTO

Equipe de Resgate do Esquadrão Puma ministra curso

Publicado: 15/05/2012 14:26
Imprimir
Fonte: 3º/8º GAV

A Equipe de Resgate do Esquadrão Puma (3°/8° GAV) forma os futuros combatentes de resgate da Força Aérea Brasileira. O curso de Busca e Resgate, iniciado em 20 de abril, será concluído no dia 04 de julho. Normalmente ministrado pelo PARASAR, pela primeira vez, o curso está sob a responsabilidade da Equipe de Resgate do 3°/8° GAV com a  supervisão da Segunda Força Aérea. São 38 alunos. "Treinamos pessoas com determinação, rusticidade, disciplina e nível de responsabilidade elevado, porque no trabalho o militar terá a vida de outros sob custódia", explica o coordenador curso, Tenente Baptista.

A missão do militar formado no Curso de Busca e Resgate, em tempos de guerra, é chamada de C-SAR (Combat Search and Rescue). É uma missão aérea destinada a detectar, localizar, identificar e resgatar militares ou civis de interesse, que se encontrem em área de conflito. Em tempos de paz, os militares realizam a missão SAR (Search and Rescue), onde o principal objetivo é resgatar pessoas envolvidas em acidentes aéreos ou vítimas de catástrofes naturais.

Boa parte dos instrutores participaram de tragédias ocorridas no Brasil como o resgate do Gol 1907, Air France 447, enchentes no Estado de Santa Catarina, Pernambuco e Região Serrana do Rio de Janeiro.