ÁGATA 4

(FAB TV) Médicos da FAB atendem comunidades yanomami

Publicada em: 08/05/2012 00:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

 

Uma equipe de médicos da Força Aérea Brasileira (FAB) atendeu no domingo (6/5) as comunidades yanomamis de Aryabu e Maturacá, na região do Pico da Neblina, fronteira com a Venezuela, região onde vivem cerca de dois mil indígenas. Nesta Ação Cívico Social, os profissionais de saúde da FAB foram apoiados pelo Quinto Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro.

As salas de aula da Escola Estadual Indígena Imaculada Conceição, a única do local, transformaram-se em consultórios onde os médicos da FAB atenderam nas especialidades de dermatologia, clínica médica e pediatria. “Nós diagnosticamos muitos casos de parasitose intestinal, infecções de vias aéreas superiores e um caso de uma criança com baixo peso, atraso no desenvolvimento e desnutrição grave”, explicou a Tenente Médica Luciana de Brito Arce, chefe da missão.

A índia Micaela Vilela Santos trouxe o filho Relton, de apenas 11 meses, para ser examinado. O menino estava com febre e falta de ar havia dez dias. Depois da consulta, a mãe recebeu o receituário para medicação e disse ter ficado mais aliviada.

Outra paciente, Eliana Rodrigues Mendonça, veio em busca de ajuda médica para sua filha Glenda, de 4 anos, e da irmã, Luara Rodrigues Teixeira, de 11 anos. “Minha filha estava com febre e tosse e minha irmã tinha vermes. Estava há alguns meses esperando para fazer essa consulta. Agora estou mais sossegada”, afirmou Eliana Rodrigues Mendonça.

“É um grande benefício quando a Aeronáutica traz esses médicos para a nossa comunidade. É um meio de nos ajudar e isso é uma alegria para nós yanomami”, avaliou o índio Mário Pereira Góes.