FAB faz missão de ressuprimento de pelotões de fronteira do Exército no norte do país

Publicada em: 05/05/2012 15:22
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Uma aeronave C 105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (Esquadrão Arara), participa até o próximo sábado (12/5) do Plano de Apoio à Amazônia. A principal missão é o transporte de alimentação, combustível e militares para os pelotões de fronteira do Exército Brasileiro (EB) nas localidades de Maturacá, São Joaquim, Querari, Pari Cachoeira e Iauretê, no Amazonas. Em cada voo a aeronave transporta, em média, cinco toneladas de suprimentos.

Além dessa missão, o Esquadrão Arara também realizou o traslado de uma equipe de médicos da organização Expedicionários da Saúde. Os cerca de 50 profissionais de saúde foram transportados pela aeronave da FAB de Manaus para São Grabriel da Cachoeira. Depois, seguiram para Taracuá, localidade em que os médicos realizaram cerca de 150 cirurgias, além de atendimentos clínicos, pediátricos e odontológicos.

Antes do traslado de volta a Manaus, o médico-cirurgião Fábio Atuí, do Expedionários da Saúde, ressaltou a importância do apoio da FAB para realizar os atendimentos às populações em áreas indígenas em regiões inóspitas do norte do país. “Sem esse auxílio seria muito difícil, e em alguns casos impossível, desenvolvermos o nosso trabalho, pois não teríamos como chegar a essas regiões”, ressaltou o médico.