SAÚDE

Avião da FAB transporta coração para transplante em Brasília

Publicada em: 17/04/2012 17:55
Imprimir
Fonte: VI COMAR/Agência Força Aérea

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta terça-feira (17/4) o transporte de um coração para transplante em Brasília. Uma aeronave VU-35 Learjet, do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA-6), decolou da Base Aérea de Brasília, às 11h da manhã, em direção a São Paulo. O coração do doador retornou à Brasília, às 15h40, para ser transplantado em uma menina de 14 anos, que sofre de insuficiência cardíaca.

A operação foi coordenada pelo Sexto Serviço Regional de Saúde (SERSA-6) em conjunto com o SALVAERO-Curitiba, a Central de Transplantes de São Paulo e o Instituto do Coração do Distrito Federal (INCOR-DF).

“Fomos acionados hoje pela manhã e, em uma hora, já estávamos decolando. Neste tipo de missão, temos prioridade no tráfego aéreo, o que adianta bastante o voo. Sabemos que o tempo é crucial neste tipo de operação e todos trabalharam para que a missão fosse cumprida”, afirma o Capitão Aviador João Vicente de Oliveira, comandante da aeronave.

Confira a entrevista completa com os pilotos da aeronave.

MISSÕES DE SAÚDE - No início desse mês, a FAB também realizou outra missão de transporte de órgão. Dessa vez, um fígado foi transportado entre Brasília e Recife, em uma aeronave Brasília, para salvar a vida de dois pacientes.