HOMENAGEM

CIAAR inaugura monumento em homenagem ao Major-Brigadeiro Doorgal Borges

Publicado: 2019-11-07 11:30:35
O Oficial-General foi pioneiro da aviação militar em Minas Gerais

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), sediado em Lagoa Santa (MG), realizou, na manhã desta terça-feira (5), a inauguração do monumento em homenagem ao Major-Brigadeiro do Ar Doorgal Borges, precursor da aviação militar em Minas Gerais. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e contou com a presença do Desembargador Doorgal Borges de Andrada, neto do homenageado, além de outros familiares.

Antes da inauguração, foi exibido um vídeo contendo a síntese da história do Major-Brigadeiro Doorgal na Força Aérea Brasileira  (FAB), desde sua chegada a Belo Horizonte, na década de 30, local escolhido para sediar o Aeroporto da Pampulha e onde foi criada a primeira Unidade Militar Aérea de Minas Gerais, e que sediou o CIAAR até o ano passado.

Durante a homenagem, o Desembargador falou da trajetória do Oficial-General, comparando-a com a de outros pilotos da década de 1930, dizendo que os aviadores daquela época mais se pareciam com “mágicos”, devido às condições com que conseguiam cumprir sua missão de voar.

“Não fosse a semente plantada pelo Major-Brigadeiro Doorgal Borges na Pampulha, provavelmente não existiriam as instalações do novo CIAAR aqui em Lagoa Santa. Doorgal foi uma personalidade marcante, tanto na vida militar, que iniciou como Sargento do Exército Brasileiro, como no âmbito familiar, o que pode ser comprovado com o prestígio de seu nome perpetuado em cinco gerações. Enfim, esta homenagem coincide com os 85 anos de criação da primeira unidade de aviação militar em Minas Gerais”, afirmou o neto do homenageado.

Fotos: CIAAR