ENSINO

ITA promove Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa

Publicado: 2019-09-09 17:03:55
Evento reunirá os setores acadêmico, industrial e operacional das Forças Armadas

A XXI edição do Simpósio de Aplicações Operacionais e Áreas de Defesa (SIGE), acontece em São José dos Campos (SP) no período de 24 a 26 de setembro. Promovido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o evento tem caráter internacional, e objetiva fornecer um espaço adequado para a discussão de questões relacionadas à pesquisa e ao desenvolvimento no âmbito da Política de Defesa Nacional.

O evento, que é considerado um dos mais importante da área, reúne os setores acadêmico, industrial e operacional das Forças Armadas. “O objetivo do SIGE é estimular uma troca de experiências entre os participantes e debater sobre as áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas de Defesa”, afirma o coordenador geral do evento, Tenente-Coronel  Aviador Silvio Roberto Assunção de Oliveira Filho.

A equipe organizadora do SIGE é formada pela Comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e conta com a participação de todos os alunos de mestrado e doutorado do PPGAO. O corpo de revisores dos artigos submetidos é constituído por integrantes da comunidade científica nacional e internacional, além de integrantes do setor operacional das Forças Armadas e da indústria, com notório saber na área de Defesa.

Este ano, o SIGE conta 5 minicursos, sendo 4 ministrado por universidades estrangeiras e um ciclo de palestras, que também dispõe de pesquisadores de diversos países como Suécia, Estados Unidos, Itália e França.

O Simpósio é uma importante oportunidade de levar o conhecimento desenvolvido na área acadêmica para a realidade operacional, tanto na indústria, quanto nas próprias Forças Armadas.

As inscrições são realizadas através do site: http://www.sige.ita.br