VISITA

Jornalistas conhecem as atividades de controle de tráfego aéreo do CINDACTA III

Publicado: 2019-09-09 17:33:27
A visita teve o objetivo de estreitar o relacionamento com a imprensa

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado em Recife (PE), recebeu, no dia 28/08, jornalistas de diversos órgãos de comunicação do país. Na oportunidade, conheceram o funcionamento e a rotina de trabalho da organização que gerencia e controla uma área de 13,5 milhões de quilômetros quadrados. O evento, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), teve o objetivo de estreitar os relacionamentos com os profissionais de imprensa. 

O comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, destacou a atual estrutura organizacional e os principais serviços prestados por mais de 2 mil profissionais do Centro, entre civis e militares. “Essa iniciativa permite que os jornalistas possam compreender melhor a missão da organização que atua na vigilância e controle da circulação aérea geral de uma região que abrange o nordeste do país e uma extensa área do Oceano Atlântico”, pontuou o Oficial-General. 

Para o diretor de comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri, a iniciativa contribui para que os profissionais voltem para as redações com maior conhecimento sobre o setor. “O Departamento de Controle do Espaço Aéreo é de suma importância nesta parceria com a ABEAR, pois, dessa forma, os jornalistas entendem as especificidades e desafios do tráfego aéreo no país”, afirmou. 

Durante a visita, os profissionais da imprensa conheceram os Centros de Controle de Área de Recife (ACC-RE) e do Atlântico (ACC-AO), que monitoram as aeronaves em rota, e o Controle de Aproximação de Recife (APP-RF), que presta os serviços de controle de tráfego aéreo e de informação de voo às aeronaves que voam dentro de uma área de controle especifica. 

Os serviços executados pelos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento, que atuam por meio de sua rede de comunicação e apoio de profissionais especializados, em estado de alerta por 24 horas, também foram apresentados aos jornalistas. 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Da Torre de Controle do Aeroporto de Recife, eles puderam acompanhar os pousos e decolagens das aeronaves e as atividades dos controladores. “Foi muito importante visitar o ambiente e entender as atividades necessárias para a segurança dos voos”, destacou Denis Cavalcanti, jornalista da TV Jornal, afiliada do SBT. 

Entre as modernas tecnologias empregadas, a comunicação por enlace de dados entre controladores e pilotos, conhecida como CPDLC, do inglês Controller Pilot Data Link Communications, aplicada no ACC-AO, foi um dos assuntos de grande interesse. Na avaliação de Edmundo Ubiratan, editor de conteúdo digital da Revista Aero Magazine, conhecer a estrutura do CINDACTA III, como jornalista especializado em aviação, foi uma oportunidade de levar ao público uma pauta pouco conhecida. “O ACC-AO representa um diferencial, em função de suas características de atuação e abrangência”, revelou. 

Para Luiza Mendonça, editora-chefe do Portal G1-PE, essa oportunidade lhe permitiu entender o fluxo de trabalho de um órgão como o CINDACTA. “É surpreendente como não temos ideia da complexidade da operação no espaço aéreo”, afirmou. 

Fotos: Soldado Cabral / CINDACTA III