SANTOS-DUMONT

Saiba mais sobre a Medalha Mérito Santos-Dumont

Publicado: 2019-07-20 08:00:00
Personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a honraria, desde que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira

Quando a Tenente-Coronel Médica Valeria da Nobrega Pereira soube que havia sido indicada para receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, ela teve a certeza de que sua missão estava sendo bem cumprida. A oficial serve no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) e acredita que essa homenagem é motivadora. “Qualquer reconhecimento advindo de um paciente, no meu caso que sou médica, de um chefe ou da instituição em que trabalhamos, possui a significância máxima, pois reafirma o sentimento do dever cumprido”, diz.

Ela conta que a cerimônia na qual foi agraciada, realizada em 2018, foi emocionante. “A solenidade de entrega me encheu de orgulho, principalmente porque propiciou ao meu marido a possibilidade de assistir e admirar sua esposa destacando-se também fora do lar e dos hospitais”, disse.

Para o Sargento Zenilton Aparecido da Silva, do Esquadrão Onça (1º/15º GAV), em Campo Grande (MS), a presença da família também foi essencial no momento em que foi condecorado em julho de 2017. “Foi especial porque pude compartilhar o reconhecimento com minha esposa, minhas filhas e meus pais, a quem dediquei a condecoração, porque são o motivo da minha vida. Eles vieram do Paraná para a solenidade e também ficaram muito felizes”, conta. A emoção, no entanto, começou no momento em que ele soube que seria agraciado. “Tive muita satisfação ao saber, por se tratar de uma homenagem a Santos-Dumont, que veio coroar o sentimento de amor que tenho pela FAB”, completa.

Os dois militares da FAB estão entre os mais de 27 mil agraciados com a medalha desde sua criação, em 1956. Para saber o nome de todos, basta acessar o Almanaque de Agraciados.

Medalha Santos-Dumont

Personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, desde que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou valores, em relação à Aeronáutica, sejam julgados merecedores.

A entrega das condecorações aos agraciados é efetuada em 20 de julho, que é o dia do aniversário de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, ou dia útil anterior caso a data coincida com um sábado ou domingo.

Nascido em 1873, Alberto Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.

Confira esta e outras reportagens no Notaer de julho.

Fotos: Sargento Batista / CECOMSAER; Arquivo pessoal