ESPAÇO

Comandante da Aeronáutica apresenta Centro de Lançamento de Alcântara a parlamentares

Publicado: 2019-04-25 20:10:52
Senadores e deputados conheceram aspectos do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas e potencialidades da organização militar

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhou a visita de parlamentares ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, nesta quinta-feira (25). "Consideramos um evento de grande importância para que possam conhecer e saber mais sobre a atividade aeroespacial no Brasil e como podemos estar inseridos no contexto mundial", disse o Comandante ao recepcionar os visitantes ainda em Brasília (DF).

A comitiva, composta por 29 senadores e deputados federais, além do vice-prefeito de Alcântara, conheceu as instalações da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, além de coleta e processamento de dados das cargas úteis. Os parlamentares assistiram ainda, a uma apresentação sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST).

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, apresentou os principais aspectos do AST e ressaltou as potencialidades do CLA. "O Centro é um tesouro ainda não explorado, na medida em que, até hoje, lançou apenas engenhos suborbitais e nunca em órbita", ressaltou.

A iniciativa da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER) acontece com regularidade e tem como objetivo oferecer informações que possam colaborar nos processos decisórios dos parlamentares.

Benefícios

O Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Senador Nelson Trad Filho, defendeu a aprovação do AST. "Já perdemos mais de 20 anos de desenvolvimento e agora precisamos permitir que os brasileiros tenham acesso a toda essa tecnologia", disse.

Para o Senador Arolde de Oliveira, o Acordo representa uma grande oportunidade para o Brasil e para a região. "É um momento épico que estamos vivendo, eu sou um entusiasta deste Acordo porque conheço e acompanho há muito tempo as potencialidades daqui e sempre sonhei em ver o desenvolvimento tecnológico de Alcântara ", destacou.

Clique aqui para ver a reportagem em vídeo.

Fotos: Sargento Batista/CECOMSAER, Cabo Scanavino e Soldado Borges/CLA