ESPORTE

Sargentos da FAB subiram ao pódio em campeonato brasileiro de natação

Publicado: 2019-04-25 18:58:53
Equipe de Natação da Aeronáutica se destacou no Troféu Brasil Maria Lenk, que aconteceu entre os dias 14 e 21 de abril no Rio de Janeiro (RJ)

Sargento Jhennifer Conceição após quebrar recorde  CRÉDITO: Satiro Sodré-CBDAEntre os dias 14 e 21 de abril, sargentos do Programa de Atletas de Alto Rendimento da Equipe de Natação da Aeronáutica subiram ao pódio no Troféu Brasil Maria Lenk – Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Já no primeiro dia da competição, os Sargentos Viviane Jungblut e Fernando Ponte conquistaram a medalha de prata na disputa da maratona aquática de 5 km do Troféu Brasil. A Sargento Viviane ainda conquistou o ouro na prova de 800 m nado livre e, nos dias seguintes da competição, conquistou mais dois ouros, nas provas de 1500 m e 400 m de nado livre.

Sargento Gabriel Santos na bloco de partida CRÉDITO: Ricardo Bufolin-IMAGEMOs Sargentos Pedro Spajari e Gabriel Santos conquistaram, respectivamente, o bronze e o 4º lugar nas provas de 100 m e 50 m nado livre, além do ouro no revezamento 4x100 m nado livre, representando a equipe do Esporte Clube Pinheiros. O Sargento Gabriel ainda conquistou a prata nadando os 50 m borboleta com o tempo de 23s43.

Outra conquista foi a da Sargento Jhennifer Conceição, que ganhou o ouro na prova dos 100 m nado peito, e, no último dia da competição, disputando os 50 m nado peito, conquistou mais um ouro e quebrou o recorde sul-americano - que havia sido superado por ela mesma, nas eliminatórias. A sargento da FAB ainda conquistou outro ouro no revezamento 4x100 m medley, representando a equipe do Esporte Clube Pinheiros.

Sargento Viviane na prova de nado livre CRÉDITO: Anna Magagnin-Grêmio Náutico UniãoOs Sargentos Viviane Jungblut, Fernando Ponte, Pedro Spajari e Gabriel Santos, ainda foram selecionados para as vagas na Seleção Brasileira que irá disputar o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos em Gwangju, na Coreia do Sul. A Sargento Jhennifer se juntará à Seleção que irá competir nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

A Sargento Viviane comentou que o foco agora está no planejamento para as disputas dos campeonatos internacionais. "O resultado foi bem positivo, principalmente a prova dos 800 m, acima do meu melhor. Então, agora, eu acho que é manter o que foi positivo, olhar para trás, para o planejamento do treino, ver o que pode melhorar e, com certeza, focar em treinar bastante, primeiro para o Mundial de Maratonas Aquáticas da Coreia e depois para o Jogos Mundiais Militares", avaliou a atleta.

Ciclistas competindo na 76° Volta Internacional do Uruguai CRÉDITO: Ana Laura Antúnez Resultados também em campeonatos de judô e ciclismo

Entre os dias 12 e 21 de abril, militares do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) da Aeronáutica competiram na 76° Volta Internacional do Uruguai, entre as cidades de Trinidad e Montevidéu. Após dez etapas e mais de 1600 km percorridos, o Sargento Cristian Egídio ficou com o segundo lugar geral da prova. Já o Sargento André Gohr conseguiu a quinta colocação geral. Ambos embarcam para o México onde acontecerá o Campeonato Pan-Americano de estrada e contrarrelógio, entre os dias 1° e 5 de maio.

Já no Campeonato Brasileiro de Judô da Região III, disputado em Lauro de Freitas (BA), o Sargento Santos Júnior conquistou o terceiro lugar e angariou pontos para o ranking nacional. O Major Aviador Davi Pavelec, Coordenador do Judô na Força Aérea Brasileira, também participou da competição, atuando como árbitro.