CIDADANIA

EEAR realiza ações sociais com integrantes da comunidade local

Publicado: 2019-04-11 16:00:00
Atividades atenderam a crianças e idosos de Guaratinguetá (SP)

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) recebeu, no sábado (06/4), a visita de 88 crianças da Casa do Puríssimo Coração de Maria, acompanhadas pelo coordenador e professores da instituição. As crianças participaram de uma ação idealizada pelos alunos da terceira série do Curso de Formação de Sargentos (CFS), parte do Projeto Social da 1° Mostra Técnica e Cultural da EEAR. Idealizada pelo Comandante da Escola, a Mostra visa à interação entre os esquadrões e o desenvolvimento de atividades que complementam a formação do graduado.

O objetivo da visita foi proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer a unidade, a rotina dos alunos e, ainda, encontrar mais uma opção de profissão para o futuro: ser sargento da Força Aérea Brasileira.

As crianças foram divididas em grupos e participaram da oficina de Bombeiro Mirim, com o apoio do efetivo do Pelotão Contraincêndio, e das oficinas de Orientação, Atletismo, Futebol, Basquete e Vôlei.

“Participar desse projeto foi extremamente gratificante. Uma forma de abrir a EEAR para a comunidade local e isso tem uma importância bastante grande na vida dessas crianças. Integrar a Escola com a cidade é uma forma de conhecerem o nosso universo e nós agregarmos conhecimento através da vida deles. É um projeto em que a Escola ganha e as crianças ganham. É muito importante para o futuro delas, dos alunos e para nós também” ressaltou a Tenente Assistente Social Keila da Silva Oliveira.

“Foi um sábado bastante especial, com uma vivência diferenciada e de muita confraternização. Os jovens estavam ansiosos durante toda semana esperando esse momento e, de fato, acredito que superou as expectativas. Os pequenos conseguiram respeitar regras internas e entender os momentos que deveriam ter maior respeito e vemos isso como fruto desse excelente trabalho”, comentou o Coordenador instituição, Germano Voigtel Oliveira.

Lar de idosos

Outro grupo de alunos que também estão em formação na EEAR realizou, em março, uma visita aos idosos do Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis. A atividade foi sugerida pelos próprios alunos e também faz parte dos trabalhos sociais da 1ª Mostra Técnica e Cultural da EEAR.

A entidade atende 32 idosos internos e é mantida, principalmente, de doações particulares. Assim, o grupo de 43 alunos conseguiu arrecadar, na Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, diversos itens que os idosos precisam diariamente. A arrecadação resultou num total de 60 travesseiros, 45 colchas, 127 lençóis, 120 fronhas, 84 litros de leite e 35 kits de itens de farmácia.

“Eu fiquei muito feliz por ter recebido essa missão, nos fez refletir e valorizar cada momento que vivemos, os nossos poucos mais de 20 anos e a vida que pretendemos construir. Sou muito grata pela oportunidade e espero que, no futuro, possamos participar de mais ações como essa. É uma troca de experiências bastante grande, na qual recebemos muito mais do que doamos”, disse a Aluna Lorena Santos.

Além da arrecadação, os alunos proporcionaram um momento diferente aos idosos, um café da tarde com muito carinho e atenção para cada uma das histórias já vividas. “Para os idosos, é de grande valia a comunidade visitando a casa, que não é um asilo, é uma casa, um lar. O impacto que queremos ter é um encontro entre gerações”, disse a coordenadora da instituição, Janete Garcia Silva.

“O objetivo foi alcançado nessa tarde, conseguimos ver a felicidade que os idosos demonstraram. Eles tiveram uma vivência totalmente diferente da que têm diariamente. Para todos nós, essa ação foi grandiosa”, completou a coordenadora.

Fotos: Sargentos Luiz e Molinari/EEAR