FUMAÇA

Esquadrão de Demonstração Aérea divulga agenda para o mês de março

Publicado: 2019-02-05 10:00:00
Apresentações começam por cidades do interior de São Paulo

A Esquadrilha da Fumaça retoma, a partir de março, a agenda de apresentações para o ano de 2019. Seis cidades do interior paulista receberão a primeira sequência de shows do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

As apresentações começam por Altinópolis (SP), no sábado, dia 9 de março. Já no domingo, dia 10, a Fumaça realiza a sua segunda demonstração, na cidade de Motuca (SP). No fim de semana seguinte, dia 17, será a vez de Mococa (SP). A quarta demonstração acontece no dia 24, em Itirapina (SP). No último fim de semana, dias 30 e 31 de março, as cidades de Capela do Alto (SP) e Alumínio (SP) recebem, respectivamente, a Esquadrilha da Fumaça.

O Setor de Operações do EDA esclarece que a agenda divulgada é uma previsão e pode sofrer alterações. Como parte da rotina de confirmação dessas datas, todas as cidades que sediam uma demonstração recebem, com antecedência, uma missão precursora de um oficial aviador, que se reúne com os organizadores locais para discutir detalhes técnicos, logísticos e de segurança do público, assim como definir o local e horário em que a apresentação tomará palco.

A agenda pode ser consultada no site da Esquadrilha da Fumaça e também por meio das suas mídias sociais oficiais: Facebook, Instagram e Twitter. As próximas demonstrações por outras regiões do Brasil, serão divulgadas a partir da confirmação do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

Novos integrantes

Antes de iniciar a agenda de março, os pilotos passam por um período de readaptação à aeronave e ao voo no A-29 Super Tucano, etapa necessária após um período sem atividades aéreas. Sete novos integrantes, anunciados em 2018, passam a compor a equipe efetivamente, sendo quatro oficiais aviadores e três graduados especialistas. 

A Esquadrilha encerrou 2018 com 64 demonstrações aéreas em todas as regiões do Brasil. Em 2019, o esquadrão já esteve presente em dois importantes eventos: no dia 1º de janeiro, realizou escrita e passagem aérea na cerimônia de posse da Presidência da República e, no dia 4 do mesmo mês, sobrevoou a cerimônia de transmissão de cargo do Comandante da Aeronáutica, do Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato para o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Confira a agenda do mês de março:

09 de março - Altinópolis (SP)
10 de março - Motuca (SP)
17 de março - Mococa (SP)
24 de março - Itirapina (SP)
30 de março - Capela do Alto (SP)
31 de março - Alumínio (SP)

Fotos: Capitão Natalício/EDA e Suboficial Ribeiro/EDA