ORDEM DO DIA

Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica

Publicado: 2018-12-03 10:30:00

Em 02 de dezembro de 1941, nascia o Sistema de Saúde da Aeronáutica, composto por médicos oriundos da Aviação Militar do Exército e da Aviação Naval, sob a liderança do Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos, nosso primeiro Diretor de Saúde e Patrono.

No decorrer de todos esses anos, a Diretoria de Saúde atua de forma ímpar na gerência e na coordenação de todos os recursos, humanos e materiais, para nutrir o Sistema de Saúde, a fim de que este possa propiciar um atendimento de qualidade para a família Aeronáutica.

Nas dezesseis Organizações de Saúde e nos seus respectivos esquadrões subordinados, nossos braços operacionais proporcionam um atendimento qualificado em todo território nacional. É na interface com o usuário que eles aprimoram e impulsionam, cada vez mais, a árdua tarefa de manter a integridade biopsicossocial de nossos militares, dependentes e pensionistas.

A saúde operacional demonstra-se cada vez mais presente. O Hospital de Campanha (HCAMP), nos casos de calamidade pública e desastres, resgata valores imprescindíveis como solidariedade e dignidade; assim como as Ações Cívico-Sociais (ACISO) enriquecem nossos laços com diversas comunidades do Brasil.

Diante dos reveses impostos pela contemporaneidade, era necessária a modernização do nosso sistema. Com isso, a consolidação do SISAU tornou-se um grande desafio. Novas estratégias foram implementadas com o fito de unificar todos os nossos elos em torno da mesma missão. Projetos como o TELESISAU, as reuniões por videoconferência e a regularização de normas técnicas colaboraram, intensamente, para edificar essa nova empreitada. O AGHUSE, novo sistema informatizado de gestão em saúde, viabilizou a integração institucional, dinamizando os processos rotineiros de cada OSA.

Sentimo-nos renovados! No momento em que assumimos uma nova sede, parte do processo de Reestruturação da Força Aérea, coroamos essa etapa com a reativação da revista científica, criada em 1949, e agora intitulada Revista da Saúde da Aeronáutica.

Mesmo diante das adversidades, conseguimos, entre cerca de 280 mil usuários, atingir altos índices de satisfação, os quais, indiscutivelmente, estimulam-nos a buscar e alcançar novos patamares.

Por fim, presto o mais sincero agradecimento àqueles que, em todas as épocas, empenharam esforços para erigir os pilares do sistema que hoje experimentamos. A dedicação destes pioneiros converteram-se em um eficaz sistema de saúde, motivo de orgulho nos dias atuais.

Companheiros do SISAU:

Ao comemorarmos setenta e sete anos do Serviço de Saúde da Aeronáutica, rememoremos os caminhos que embasaram a construção dessa grande história. A célebre frase do Hino da Saúde “Servir é a nossa missão", certamente, é o que impulsiona o nosso labor. Esse verso expressa o mais íntimo sentimento de cada profissional comprometido com a vida do ser humano.

Voemos sempre mais alto, para que possamos realizar grandes feitos em prol da saúde da Aeronáutica.

Que a disciplina, a solidariedade e o amor sejam sempre os alicerces desta nobre missão.

Avante Saúde da Aeronáutica! Parabéns para todos nós!

Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel

Diretor de Saúde da Aeronáutica