COMANDO

Comando de Operações Aeroespaciais tem novo Comandante

Publicado: 2018-11-07 20:30:00
Major-Brigadeiro Mangrich assume Comando de Operações Aeroespaciais

Cerimônia reuniu convidados das Três Forças ArmadasFoi realizada nesta quarta-feira (07), em Brasília (DF), a cerimônia de passagem do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino passou o cargo ao Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich, que assume a posição interinamente. Participaram da solenidade integrantes do Alto-Comando e oficiais-generais da FAB, além de militares da Marinha e do Exército, entre outros convidados.

Ao se despedir, o Tenente-Brigadeiro Aquino ressaltou a importância de todos aqueles que trabalharam com ele, bem como de sua família. “No dia de hoje estou fechando mais um ciclo da minha vida. E, a cada ciclo, é imprescindível que façamos uma avaliação de tudo aquilo que aprendemos, erramos e sonhamos. Por isso, ao completar esse período de 15 meses onde tive a oportunidade de estar à frente de um trabalho empolgante, rendo meus agradecimentos e meu mais sincero reconhecimento a pessoas muito especiais que estiveram ao meu lado”, disse, referindo-se aos comandados, à esposa e aos filhos.

Tenente-Brigadeiro Aquino agradeceu a todos que estiveram ao seu ladoO oficial-general também defendeu a continuidade da busca por conhecimentos. “Destaco a necessidade de se preservar a capacidade e a capacitação dos nossos homens e mulheres, pois é através deles que toda e qualquer missão será cumprida, seja ela complexa ou a mais rotineira”, declarou.

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, agradeceu pelo trabalho realizado. “O COMAE vem trazendo melhorias significativas, principalmente no que se refere à capacidade de Comando e Controle da FAB, bem como na integração com as demais Forças Armadas. Devemos entender que estamos no caminho certo e reconhecer a relevância da participação do Tenente-Brigadeiro Aquino neste processo”, disse.

Tenente-Brigadeiro Rossato ressaltou importância do trabalho do COMAEAo Major-Brigadeiro Mangrich, que exercia a função de Chefe do Estado-Maior do COMAE, o Comandante da FAB declarou sua confiança na perfeita continuidade das missões da organização militar. “Sua competência e seu comprometimento o credenciaram para assumir um cargo de tamanha responsabilidade. Seu conhecimento técnico e experiência serão essenciais para que o processo de aperfeiçoamento do COMAE continue”, ressaltou.

O Tenente-Brigadeiro Rossato destacou, ainda, algumas realizações significativas daquele Comando desde sua criação: a implantação de nova sistemática de utilização dos meios aéreo-logísticos da FAB; o planejamento e a execução de operações conjuntas singulares; o planejamento e a execução dos exercícios COMAEX e Escudo Antiaéreo; as ações para contratação dos meios espaciais de observação da terra; e a consolidação do Centro de Operações Espaciais (COPE).

Comando de Operações Aeroespaciais - O COMAE é o comando operacional conjunto, permanentemente ativado, responsável pelo planejamento, coordenação, execução e controle das operações aeroespaciais, tanto recorrentes quanto eventuais. Abarca as atividades de defesa aérea e antiaérea, conjugando ainda as ações de emprego de transporte aéreo-logístico, a busca e salvamento e a patrulha marítima, além das operações conjuntas determinadas pelo Ministério da Defesa.

Novo cargo - O Tenente-Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino assume, no dia 27 de novembro, o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

Assista às entrevistas com os Comandantes substituído e substituto.

Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER