TRÁFEGO AÉREO

DECEA inicia implantação da plataforma X-4000 no Paraguai

Publicado: 2018-10-18 12:30:54
O equipamento irá facilitar o trabalho dos controladores de tráfego aéreo, aprimorando a segurança das operações aeronáuticas

O Comando da Aeronáutica, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) estabeleceram, no dia 03 de outubro, um entendimento técnico, baseado no acordo de cooperação firmado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Paraguai, Decreto nº 4.240/2002. O encontro ocorreu no Aeroporto Internacional de Guarani, em Ciudad del Leste, no Paraguai.

A ideia é fortalecer o espírito de confiança e cooperação entre os países na área de Defesa de forma colaborativa, tendo como base assuntos de interesse comum e levando em conta os benefícios e vantagens resultantes do apoio logístico entre os países.

"Como parte deste entendimento, o DECEA é responsável pela implantação do Controle de Aproximação [APP] Guarani, que passará, a partir de abril de 2019, a operar o controle radar da sua Terminal, o que contribuirá para a vigilância e segurança das operações na região de Foz do Iguaçu", destacou o vice-presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Coronel Aviador Álvaro Wolnei Guimarães.

O sistema utilizado para fazer o controle de tráfego aéreo será o X-4000, uma solução desenvolvida no Brasil - que envolve o software e a estação de trabalho especialimente desenvolvida para a sua operação - para atender às demandas do controle aéreo com maior aproveitamento e menor custo do que os inicialmente oferecidos pelos modelos desenvolvidos no exterior, facilitando o trabalho dos controladores e aprimorando a segurança das operações aeronáuticas a partir da console de tráfego aéreo.

O equipamento e suas centrais de áudio foram disponibilizados pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), e seu transporte, realizado no  dia 03 de outubro, ficou a cargo da CISCEA, assim como a coordenação para a instalação e o treinamento das equipes técnicas paraguaias.

O Subdepartamento de Operações do DECEA ficou responsável pela capacitação operacional dos controladores. Da capital fluminense para o Paraguai, o DECEA contou com o apoio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), localizado em Brasília (DF), para o translado dos equipamentos a bordo da aeronave C-130, do Esquadrão Gordo (1°/1° GT), sediado na Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ).

O acordo prevê, ainda, um conjunto de cursos para capacitação na área de segurança operacional e gerenciamento de fluxo, consolidando a parceria entre os dois países.

Participaram do evento o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o presidente da DINAC, Edgar Alberto Melgarejo Ginard; o chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o chefe do Subdepartamento Técnico, Dalmo José Braga Paim e o vice-presidente da CISCEA, Coronel Álvaro Wolnei Guimarães.

Fotos: DINAC