MÊS DA ASA

Músicos da Ala 1 se apresentam na Capital

Publicado: 2018-10-10 19:00:00
Durante mais de 90 minutos, a orquestra regida pelo Capitão Músico Sadi Melchior exibiu combinação de ritmos

Em comemoração ao Mês da Asa, quando são celebrados o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), foi realizado nesta terça-feira (10), em Brasília (DF), o Concerto Sinfônico da Banda de Música da Ala 1. Durante mais de 90 minutos, a orquestra composta por 67 músicos exibiu uma combinação de ritmos, melodias e harmonias presentes em 14 composições.

O evento contou com a presença do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. A solenidade também foi prestigiada pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; por oficiais-generais das Forças Armadas; e por militares e civis da Guarnição de Aeronáutica de Brasília.

Nesse espetáculo, a banda, que realiza mais de 300 apresentações distintas por ano, iniciou o repertório com a peça "Cinema em Desfile", com canções que marcaram a sétima arte em toda sua história. A orquestra, regida pelo Capitão Músico Sadi Melchior, também homenageou o premiado filme "O Último dos Moicanos" (1992) e a consagrada peça teatral francesa "O Fantasma da Ópera" (1909). Tributos aos cantores Tim Maia e Michael Jackson ainda fizeram parte da lista de sucessos.

Além das demonstrações instrumentais, uma coletânea presente no repertório da banda Roupa Nova foi apresentada nas vozes de um sexteto composto por cantores militares da FAB e civis. Encerrando o concerto, em homenagem a todos que integram a FAB, a orquestra envolveu o público com o Hino dos Aviadores.

Música e militarismo

O Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, lembrou que as bandas de música existem desde a antiguidade na história militar, quando eram utilizadas em missões de guerras para motivar soldados em ações de combate. "Hoje em dia, a gente aplica a música na formação de nossos militares, em campanhas e em diversas ações cívico-sociais. Isso aproxima ainda mais a sociedade civil do nosso meio", avaliou. "O concerto tem uma importância significativa nos eventos alusivos ao Mês da Asa, uma vez que leva mais arte e cultura aos eventos militares", concluiu.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER