TECNOLOGIA

Grupo Especial de Inspeção em Voo recebe aeronave do Projeto I-X

Publicado: 2018-08-26 18:00:00
Aeronave permite que Brasil realize, com autonomia, homologação de procedimento de aproximação em aeroportos

Efetivo do GEIV acompanha entrega do Legacy 500O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), localizado no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, nessa quinta-feira (23), a terceira aeronave-laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB), o Legacy 500. O processo de renovação desses tipos de vetores e equipamentos faz parte do Projeto I-X, sob responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), unidade que conduz projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de equipamentos militares.

O contrato contempla a aquisição do jato para o cumprimento da atividade de inspeção em voo e de radiomonitoragem em todo o território nacional. Prevê ainda a entrega de mais uma aeronave até o final de 2019.

Terceira aeronave foi entregue nesta quinta-feira (23)Para receber o Legacy 500, o GEIV formou, em órgãos no exterior, 24 pilotos e 30 mantenedores, entre mecânicos de voo e operadores de sistema de inspeção em voo, conforme previsto no acordo de compensação do contrato.

Para os pilotos, a formação consistiu em aulas teóricas e treinamentos em simuladores na Flight Safety International, nos Estados Unidos, além de instruções práticas na própria aeronave, orientadas por profissionais da Embraer. 

Segundo o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Mauro Carrinho de Moura, o Legacy 500 traz diversos ganhos operacionais às tripulações. A aeronave amplia a capacidade embarcada e permite que o Brasil realize, com autonomia, a homologação de procedimento de aproximação nos aeroportos, chamado de RNP-AR (do inglês Required Navigation Performance). O procedimento de aproximação faz parte do conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN).

Avião cumpre atividade de inspeção em voo e de radiomonitoragem“Outro aspecto importante é o de agregar a capacidade do grupo em cumprir sua missão em sua plenitude, ter uma performance superior às aeronaves Hawker 800 XP, além de possuir maior autonomia de voo", explica o Tenente-Coronel Mauro.

O Legacy 500 possui novos recursos de navegação, comunicação e vigilância aérea, tecnologia de ponta e sistemas embarcados de última geração. Sua cabine tem novidades como o uso de joysticks no lugar dos manches. O sistema de controle de voo, do tipo fly by wire, é inédito para aeronaves de sua categoria. Nesta modalidade, os comandos de voo são enviados por sinais eletrônicos.

GEIV

Legacy 500 possui novos recursos de navegação, comunicação e vigilância aéreaPara gerir o espaço aéreo brasileiro com segurança e eficácia, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) precisa manter aferidos e operando seus equipamentos de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão. O GEIV, subordinado ao DECEA, tem por missão aferir a eficácia desses sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.

Fotos: Fábio Maciel/DECEA