ORDEM DO DIA

Dia da Intendência na Força Aérea Brasileira

Publicado: 2018-08-23 00:00:00
Leia a Ordem do Dia alusiva ao Dia da Intendência

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, foi constituída uma Comissão de Orçamento e implantado, ao mesmo tempo, o Serviço de Fazenda da Aeronáutica, com militares oriundos da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, para ser o órgão responsável por gerir os Serviços de Contabilidade e Fazenda, Orçamento, Distribuição de Verbas e Créditos, além das Tomadas de Contas e Pagamentos em geral; sendo, esta, a origem do Quadro de Oficiais Intendentes da Força Aérea Brasileira.

Em alusão ao dia 23 de agosto de 1945, data de criação do Serviço de Intendência da Aeronáutica, pela Portaria nº 909/GM3, de 6 de agosto de 1979, foi instituído o dia 23 de Agosto como Dia da Intendência e reconhecido o Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, como Patrono do nosso Quadro.

Ao completar 73 anos, e ser uma atividade tão antiga quanto a nossa Instituição, a Intendência da Aeronáutica ao longo dessas décadas progrediu acompanhando a evolução da Força Aérea e do Mundo, estando hoje apta a enfrentar os enormes desafios que virão nos próximos anos.

Além de atuar numa área multidisciplinar, que abrange atividades afetas ao Direito, à Administração, à Contabilidade, às Finanças e à Gestão de Projetos de várias atividades, a Intendência também está presente em situações de Ajuda Humanitária, Calamidade Pública e até mesmo em áreas de conflito.

No cumprimento da Missão da FAB, a Intendência também desempenha importante papel em manter as tropas aptas ao combate. Nesse sentido, a evolução dessa atividade é imprescindível para o êxito no cumprimento de suas missões. A Logística Militar busca manter-se atualizada, e de forma moderna, emprega novos termos nesse campo de atuação, como “Logística na Medida Certa” e “Gestão da Cadeia de Suprimento”, dentre tantos outros que facilitam o desempenho de suas tarefas.

A coragem e o espírito de sacrifício, das gerações de homens e mulheres que integraram nossa Intendência e atuaram de forma decisiva na manutenção das ações prestadas, foram determinantes para a formação de um Quadro sólido e eficaz.

Essas histórias de devoção e glórias, aliadas a uma incessante busca pelo aprimoramento, nos proporcionaram um riquíssimo patrimônio de experiências, procedimentos operativos e tradições, um legado incalculável que nos impulsiona e incentiva a superar os desafios da nossa época, caracterizada por uma acelerada evolução tecnológica, em detrimento à escassez de recursos creditícios, e às constantes modificações no cenário político nacional, econômico e financeiro, concluindo que, com certeza, o empirismo não mais faz parte da realidade diária da Administração Pública.

A Intendência de hoje busca, alinhada com a Reestruturação da Força Aérea, a excelência na aplicação de seus recursos mais valiosos, seus colaboradores e seus talentos.

Desta forma, incrementou-se o nível de especialização de pessoal, além do material dedicado ao provimento das tropas em operação. Por meio dessas medidas, a nossa Intendência adquiriu forma e conteúdo peculiares.

Destaco e agradeço, no mesmo nível, a labuta de todos os militares e servidores que atuam direta ou indiretamente na Administração das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, que, abdicando de seu horário de lazer, em várias ocasiões, conseguiram se adaptar legitimamente às mudanças impostas, demonstrando a intensidade imensurável de nossa abnegação, dedicação e profissionalismo.

Não obstante às adversidades e desafios ainda a serem enfrentados, e na certeza de que poderemos prover uma gestão cada dia melhor, continuaremos trabalhando intensamente no preparo e aprestamento de nossos efetivos e no aperfeiçoamento dos procedimentos operativos.

Nesse contexto, é relevante registrar a elevada prioridade com que a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica tem procurado atender às nossas demandas de ordem material, pessoal e processual, buscando aumentar a disponibilidade de meios e o seu pleno guarnecimento, qualitativo e quantitativo, nos motivando a cada dia.

Ao comemoramos os 73 anos de criação, não poderia deixar de agradecer aos insignes Soldados de Intendência que nos antecederam, muitos dos quais nos dão a honra de suas presenças no dia de hoje, pelos exemplos e ensinamentos que nos legaram e pela manutenção do precioso patrimônio do qual nos orgulhamos em manter, fazendo um destaque mais que especial ao nosso homenageado, Exmo. Sr. Major-Brigadeiro Intendente Eliseu Mendes Barbosa.

Tendo exercido o cargo de Diretor de Intendência no período de 3 de dezembro de 2004 a 9 de maio de 2008, o Major-Brigadeiro Intendente Eliseu fez da competência, esmero, profissionalismo e de seu espírito empreendedor marcas indeléveis de sua administração, como bem destacou na solenidade de sua despedida do Serviço Ativo o então Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Dentre tantas realizações em sua vitoriosa gestão, podemos destacar a implantação de um novo Sistema de Consignações, a melhoria no atendimento a Inativos e Pensionistas, e a reestruturação da atividade e do Sistema de Intendência de Campanha, com a aquisição de materiais e equipamentos que até hoje se mostram atuais quando utilizados em Operações, Manobras e Exercícios Militares.

Com sua enorme visão estratégica, ao Major-Brigadeiro Intendente Eliseu devemos creditar a criação do MAPRE – Módulo de Alimentação a Pontos Remotos, e sua versão sobre rodas, RODOMAPRE, que inúmeras vezes foram empregados com pleno êxito no fornecimento de refeições a militares em campanha fora de sede, como, por exemplo, durante o trabalho de resgate do voo GOL 1907.

Ao Major-Brigadeiro Intendente Eliseu, agradeço pelo legado de exemplos e honradez, pela amizade e pelos ensinamentos e orientações constantes.

Queridos companheiros Intendentes, neste momento que tenho a honra de me dirigir a vocês pela última vez em nossa data magna, quero reafirmar minha confiança e convicção no trabalho que realizam.

Façam da Ética, Liderança, Responsabilidade, Transparência, Vibração, Iniciativa, Amor à Carreira e Comprometimento com a Força Aérea e com o Brasil, valores a serem exercitados diariamente.

As dificuldades e adversidades devem ser enfrentadas com coragem e servir de molas propulsoras para a superação e atingimento de suas metas profissionais e pessoais.

Não hesitem em ousar, dentro do que é Legal, Regular e Moral.

Façam da capacitação profissional e do aprimoramento intelectual uma obsessão constante.

Comandem com Liderança e Firmeza, aplicando continuamente os conhecimentos e competências adquiridas ao longo dos anos dedicados à Força Aérea, sem, contudo, deixar de estar atento às necessidades de seus efetivos, pois como nos ensina a etimologia: “Comandar é Mandar Junto.”

Lembrem-se de que na Intendência não existe cargo ou função mais importante do que outra, pois nossas atividades são complementares e devem funcionar em perfeita sinergia.

Nunca esqueçam que o cumprimento da Missão da Força Aérea Brasileira depende em grande parte do trabalho de seus Oficiais Intendentes.

Como último conselho a todos vocês que engrandecem o nome da Intendência: “Mantenham sempre um brilho em seus olhares”, pois isto fará a nossa Intendência cada vez mais forte e vocês serão reconhecidos como profissionais diferenciados.

Meu particular agradecimento a cada integrante da Força Aérea Brasileira, em especial ao nosso Comandante, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, pela confiança e pelo apoio dispensado à Intendência da Aeronáutica.

Finalmente, e principalmente, agradeço a Deus, pois, em sua infinita bondade, nos proporcionou a saúde necessária para labutar em um Quadro vital no contexto da Força Aérea Brasileira.

Parabéns Soldado de Intendência!

Parabéns Força Aérea Brasileira!

Brasil Acima de Tudo!

Que Deus nos abençoe e proteja!

Muito Obrigado.

 

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2018.

 

Major-Brigadeiro Intendente Vilmar Gargalhone Corrêa

Diretor de Administração da Aeronáutica