INTENDÊNCIA

Apoio à Reestruturação

Publicado: 2018-08-23 00:00:00
O Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica promove a padronização e a melhoria da gestão de 43 organizações subordinadas

Após um primeiro ano de existência dedicado a ajustes de processos internos e relacionamento com unidades subordinadas, o Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica (CEAP) tem como desafio promover a padronização e a melhoria da gestão de 43 organizações subordinadas.

O órgão, ligado à Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), é responsável pelos Grupamentos de Apoio (GAP), Prefeituras, Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica (PIPAR), Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) e pelas Bases Aéreas de Santos (BAST), Salvador (BASV), Florianópolis (BAFL), Fortaleza (BAFZ) e Afonsos (BAAF).

Para uma gestão eficiente, o CEAP tem usado ferramentas de análise consistentes, cujos resultados são consolidados em Reuniões de Avaliação da Gestão, quando são apresentados progressos, painéis de indicadores e informações gerenciais das diversas áreas de negócio, como hotelaria, moradia funcional, e gestão de Recursos Humanos. Para fomentar a inovação na gestão e a troca de experiências, são promovidas palestras de empresas com especialização em Centros de Serviços Compartilhados, que espelham, no mercado corporativo, o papel do GAP.

Um dos resultados do trabalho do CEAP é a simplificação do processo de solicitação de reservas nos Hotéis de Trânsito dos GAP. Um módulo, disponível no aplicativo da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) para o sistema operacional iOS (e, em breve, para Android), permite que os usuários acessem informações sobre a rede de hotéis e solicitem a reserva de forma rápida e segura.

Foto: Sargento Bruno Batista/CECOMSAER