MEIO AMBIENTE

Base Aérea de Florianópolis comemora Dia de Proteção às Florestas

Publicado: 2018-07-26 17:00:38
Crianças do PROFESP realizaram plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação

Militares realizam ação de limpeza na orla da BAFLA Base Aérea de Florianópolis (BAFL) promoveu, nos dias 17 e 18 de julho, um ciclo de palestras em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas. A ação, feita em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contou com a presença de militares, dependentes e estudantes das escolas próximas à BAFL.

Na abertura dos eventos, o Subcomandante da BAFL, Major Aviador Miguel Ângelo Cortes Sálvio Junior, falou da responsabilidade que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem em relação às ações de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente, o que está se concretizando em manuais e instruções. "Podemos destacar o Programa de Eficiência Energética que várias instituições adotaram e a FAB não ficou de fora. Esse programa engloba várias ações, com objetivo de economicidade e sustentabilidade", disse. Atualmente a BAFL está colocando em prática o projeto Base Aérea Sustentável, que prioriza a realização de projetos como tratamento de esgoto e captação de energia solar.

Palestras trataram de ações sustentáveis e consequências para saúdeNo primeiro dia de atividades, na parte da manhã, foram realizadas as palestras “Circulação do vírus da febre amarela entre as populações de primatas em Santa Catarina” e “A importância das unidades de conservação em Florianópolis”. No período da tarde, os militares realizaram a limpeza da orla marítima da BAFL.

Já no dia 18, ocorreu a palestra “A importância dos Manguezais”, ministrada pelo ICMBio. As crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP) realizaram o plantio de mudas de árvores nativas e caminharam por áreas de preservação permanente, onde, sob a orientação de militares da BAFL, puderam conhecer inúmeras espécies de animais e plantas.

Proteção do verde

Estudantes foram instruídos por militares da BAFLNo dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, uma data para lembrar a sociedade de que preservar o verde não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Originalmente, nesta data era comemorado o Dia do Curupira, um personagem do folclore brasileiro que vigiava florestas.

Fotos: Capitão Lima e Sargento Rosana/BAFL