PROFESP

Hospital de Aeronáutica dos Afonsos promove ação de saúde bucal

Publicado: 2018-06-25 16:30:16
Turma do Fabinho assume o entretenimento das crianças na hora de realizar exames laboratoriais

109 crianças do PROFESP participaram das atividadesO Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), localizado no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, nos dias 19 e 20 de junho, uma ação de saúde bucal para os alunos do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (PROFESP). Ao todo, 109 crianças e adolescentes, entre 10 e 13 anos participaram da atividade.

Os alunos foram orientados sobre os cuidados dentários e a importância da higiene oral para a saúde geral. Houve distribuição de escovas de dente e aplicação de um evidenciador de placa bacteriana, seguida da escovação propriamente dita e do uso de flúor.

Ação promoveu saúde para as crianças e contribuiu para a prevenção das doençasO objetivo da ação foi promover saúde para as crianças e contribuir para a prevenção das doenças orais por meio do estímulo à prática da escovação e higienização bucal. “Eu achei muito importante para aprender a cuidar dos dentes da forma correta, para não ter cárie e não perder os dentes”, comentou Kaiky Leandro Magalhães Souza, de 12 anos.

O PROFESP é um programa de inclusão social desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, Exército e a Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com os Ministérios do Esporte, do Desenvolvimento Social. Participam do Programa Forças no Esporte, crianças, adolescentes e jovens alunos de escolas públicas e moradores de áreas de vulnerabilidade social. 

Certificado de Coragem com desenhos para colorir é entregue às criançasDiversão e saúde

Ainda no HAAF, desde o dia 19 de junho, a sala de coleta de sangue destinado ao público infantil do Laboratório de Análises Clínicas ficou mais colorida e divertida com a chegada Turma do Fabinho. Além de proporcionar a compreensão das crianças sobre o papel e a responsabilidade da FAB para garantir a soberania do espaço aéreo e a integração do território nacional, a Turminha agora também assume o entretenimento dos pequenos, por meio de ilustrações, na hora de realizar exames laboratoriais.

Para premiar a bravura de uns e diminuir o receio de outros, após o exame, todos recebem um Certificado de Coragem personalizado e com desenhos para colorir. “Sabemos o quão difícil é a coleta de sangue para os pacientes infantis que, dependendo da ansiedade e estresse, pode até interferir no resultado do exame. Apostamos que as salas decoradas com a Turma do Fabinho se tornem mais lúdicas e criem uma experiência menos traumática para pais e filhos”, explicou a Chefe da Seção de Análises Clínicas, Capitão farmacêutica Alexandra Vidal Pedinotti Zuma.

A Turma do Fabinho foi lançada no dia 5 de maio de 2010, na comemoração de 40 anos do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), após a FAB verificar a necessidade de interagir diretamente com as crianças. Na ocasião, a aventura contou a história do terremoto que atingiu o Haiti e como os militares brasileiros apoiaram a catástrofe.

Fotos: Tenente Rachel Forra