PROFESP

Ala 4 e Prefeitura de Santa Maria assinam convênio para o Programa Forças no Esporte

Publicado: 2018-05-22 15:00:00
Este ano, o programa vai atender 100 estudantes de 10 a 14 anos da Rede Municipal de Ensino

A Ala 4, localizada em Santa Maria (RS), assinou um convênio com a Prefeitura Municipal, nessa segunda-feira (21), para apoiar as atividades do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (PROFESP). A assinatura foi realizada pelo Comandante da Unidade, Coronel Aviador Élison Montagner, e pelo Prefeito Jorge Pozzobon, no Salão Nobre da Ala 4. A Prefeitura vai doar os uniformes e realizar o translado dos alunos das escolas até a unidade militar.

Com o desenvolvimento do PROFESP, as crianças passam a ter uma rotina dentro da Organização Militar (OM) com participação em diversas atividades, como aulas de reforço nas disciplinas de matemática, física e língua portuguesa, civismo, hinos e canções, além de passeios culturais e pedagógicos, alimentação e atividades esportivas.

Este ano, as atividades serão desenvolvidas toda segunda e quarta-feira, das 11h30 às 16h, e vão atender 100 crianças com idade entre 10 e 14 anos, que vivem em vulnerabilidade social, residem próximas à Ala e fazem parte da Rede Municipal de Ensino.

Maria Eduarda é uma das estudantes que sempre quis fazer parte do projeto e agora conseguiu a vaga. “Essa é uma oportunidade que eu não poderia deixar escapar", afirmou. De acordo com o seu pai, Eduardo, ela tem o sonho de seguir carreira na Força Aérea Brasileira (FAB). "Ela foi uma das primeiras a se inscrever e foi incentivada pelas primas que já participaram", disse.

A finalidade do PROFESP é promover, por meio da prática esportiva, integração social, prevenção a doenças, reforço escolar, promoção da saúde, prevenção à marginalidade e à violência de crianças e jovens. Tudo por meio de mecanismos que possibilitem sua inclusão social, valorização da cidadania, permanência nas atividades físicas, esportivas e de lazer, como um processo social de desenvolvimento e integração.

“O PROFESP promove o acesso à prática e à cultura do esporte com vistas a desenvolver os jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social”, completa o orientador do projeto na Ala 4, Tenente Ítalo José Alves Ribeiro.

Fotos: Soldados Lucas Vieira e Mauricio