ESPAÇO

Com nova antena redundante de telemedidas, CLA realiza último lançamento do ano

Publicado: 2017-12-12 16:30:00
O lançamento marcou o primeiro teste da nova Antena Redundante de Telemedidas do Sítio da Raposa

FTB na rampa de lançamentoO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, na última quinta-feira (07/12), o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). O lançamento faz parte da segunda fase da Operação Águia 2017, iniciada no dia quatro de dezembro em Alcântara (MA), que visa treinar as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos envolvidos na campanha de lançamento.

O lançamento ocorreu às 10h08min, horário local, e marcou o primeiro teste da nova Antena Redundante de Telemedidas do Sítio da Raposa, que foi inaugurada na manhã da última quarta-feira (06/12), responsável pela aquisição, processamento e gravações das informações dos engenhos aeroespaciais lançados a partir do CLA.

A atividade foi acompanhada pela comitiva da Câmara Municipal de Alcântara, e pela Equipe Carcará Rocket Design, de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão, que ganhou quatro das seis categorias no IV Festival Brasileiro de Minifoguetes.

Centro de Controle do CLA“Foi essencial a visita ao Centro de Lançamento de Alcântara, pois abrange a área do nosso projeto, que é o desenvolvimento aeroespacial, além de conhecer os planos do Brasil para o Programa Espacial e projetos voltados para a sociedade”, disse Ienará Pacheco, líder da Equipe Carcará.

Para o vereador Antônio Rosa, a visita foi o momento de esclarecer diversas dúvidas referentes ao CLA. "Foi bom para sabermos de que forma são realizados os lançamentos e, assim, podemos repassar as informações com maior propriedade para a comunidade", concluiu.