ORDEM DO DIA

Dia do Servidor Público 2017

Publicado: 2017-10-27 16:42:00

Ao refletir sobre esse momento tão especial, lembrei-me de um sábio pensamento que nos ensina que “A mais honrosa das ocupações é servir ao público e ser útil ao maior número de pessoas”.

Esta pequena e emblemática frase de Michel de Montaigne, filósofo e escritor do final da Idade Média, reflete com perfeição o significado da profissão do Servidor Público nas Organizações Militares.

O significado do termo Serviço Público remete-nos ao final do século XIX, na França, onde, através da Escola do Serviço Público, encontramos as primeiras utilizações da expressão “Serviço Público”. Ela foi atribuída a Jean-Jacques Rousseau, professor e filósofo que enalteceu o termo Servidor Público e o definiu como a essência de comprometimento e profissionalismo.

No Brasil, o Serviço Público foi consolidado no ano de 1939, pelo Presidente da República Getúlio Vargas.

E, na Força Aérea, a presença dos servidores civis ocorre desde a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, quando os funcionários públicos de diversos órgãos passaram a fazer parte da incipiente Força que dava seus primeiros passos.

O Comando-Geral do Pessoal, pautado no plano de reestruturação por que passa a Força Aérea em sua "Concepção Estratégica Força Aérea 100 (anos)" e alinhado com as metas definidas pelo Comandante da Aeronáutica, tem buscado novos conhecimentos, visando à melhoria dos processos administrativos, e tendo os servidores um importante papel na consolidação dos delineamentos pautados na infatigável busca do aprimoramento dos processos administrativos do COMGEP e da Força Aérea Brasileira.

Assim, baseada na missão constitucional da Força Aérea, de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria, e realizada por meio das ações de controlar, defender e integrar, o COMGEP ressalta, hoje, a importância dos servidores civis do Comando da Aeronáutica, abnegados profissionais que, com sua expertise e altruísmo, utilizam seus conhecimentos técnicos, para a garantia da continuidade do trabalho especializado, nas diversas Organizações Militares.

Prezados Servidores Públicos!

Os senhores e senhoras personificam a alma na nossa Instituição, sendo os responsáveis por transmitir os valores da FAB perante a sociedade brasileira.

Assim, cabe destacar que o principal diferencial do servidor público é que este tem a oportunidade de servir à comunidade em que está inserido, tendo como principal desafio zelar e cuidar do que é de todos os cidadãos brasileiros.

Por fim, ao comemorarmos o Dia do Servidor Público, cabe-nos agradecer os nossos servidores pela dedicação, competência e profissionalismo no desempenho das mais diversas atividades que realizam no Comando da Aeronáutica.

Desejo a todos sinceros votos de felicidades e de realizações pessoais e profissionais.

Parabéns Servidor Público do Comando da Aeronáutica.

Brasília, 28 de outubro de 2017.

Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Comandante-Geral do Pessoal