ENSINO

Encontro reúne profissionais da área para discutir sobre práticas pedagógicas da FAB

Publicado: 2017-10-24 17:50:00
O evento começou hoje (24/10) e termina nesta quinta-feira (26/10)

Modernização do ensino: estratégias e desafios. Esse é o tema do Primeiro Simpósio Pedagógico realizado pela Diretoria de Ensino (DIRENS). O evento, que começou nesta terça-feira (24/10), em Brasília (DF), reúne gestores, professores e a comunidade acadêmica para discutir e trocar experiências sobre as práticas pedagógicas na Força Aérea Brasileira (FAB).

Na abertura do simpósio, o Diretor da DIRENS, Major-Brigadeiro Rui Chagas Mesquita, destacou a importância de se discutir e compartilhar as práticas relacionadas à reestruturação do ensino na FAB. “Esse simpósio é o momento de trocarmos experiências, debatermos os assuntos de ensino e proporcionarmos aos participantes a oportunidade de interação sobre a parte pedagógica da FAB”, relata o oficial-general.

Durante as atividades do evento, que vai até quinta-feira (26/10), os participantes terão contato com as boas práticas pedagógicas das Organizações de Ensino Subordinadas (OE); Grupos de Trabalho que promoverão a discussão e debates acerca do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) no contexto da Avaliação Institucional (AI); e os Comandantes das OE e seus assessores diretos assistirão a uma palestra sobre gestão educacional, que será proferida pelo Professor Amaro França, ganhador do Prêmio Gestão Educacional de 2016.

O simpósio também tem a participação de palestrantes convidados. O consultor jurídico educacional do Instituto Latino Americano de Pesquisa Educacional, Gustavo Fagundes, foi um dos convidados no primeiro dia. O profissional apresentou uma visão externa da avaliação institucional como instrumento de gestão pedagógica. “A avaliação institucional é a ferramenta fundamental para que qualquer instituição identifique os pontos que precisam ser ajustados e adaptados. É o diagnóstico inicial para que o trabalho comece”, declara o profissional.

O Chefe da Subdiretoria Técnica da DIRENS e um dos organizadores do evento, Coronel Aviador João Carlos Araújo Amaral, destacou que o contato do elo com a DIRENS é primordial para que todos tenham uma visão mais integrada do ensino. “Para falar a mesma língua, temos que ter mais integração. Precisamos melhorar o ensino da FAB e este simpósio é o momento para isso. Somos nós que construímos a educação”, diz.

Um dos participantes do simpósio, Coronel Aviador Luiz Paulo da Silva Costa, coordenador de ensino da Universidade da Força Aérea (UNIFA), comentou que, diante da reestruturação do ensino da FAB, a realização do simpósio é fundamental para que as discussões das práticas pedagógicas sejam esclarecidas. “Cada representante das unidades escola da FAB está tendo a oportunidade de expor suas dúvidas e debater os assuntos do ensino, além de poder ouvir as experiências dos outros militares que podem ser benéficas. Essa é a oportunidade de unir nossos conhecimentos”, conclui.

Fotos: Soldado Willian / CECOMSAER

Assista aqui como foi o primeiro dia do simpósio: