ORDEM DO DIA

Dia da Intendência

Publicado: 2017-08-23 10:37:48
Leia a Ordem do Dia alusiva ao Dia da Intendência da Aeronáutica

Companheiros, na data de hoje, há setenta e dois anos, foi implantado o Serviço de Intendência da Aeronáutica e em de 6 de agosto de 1979, pelo Decreto nº 909/GM-3, foi instituído como Dia da Intendência e reconhecido o Tenente Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, primeiro Chefe do Serviço, como Patrono da Intendência da Aeronáutica.

Porém, a nossa história começou antes, em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, quando Oficiais Intendentes provenientes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, entusiasmados com a nova Arma, deram início ao Serviço de Fazenda da Aeronáutica e a Quarta Divisão de Intendência, da Divisão de Material do recém criado Ministério.

Dentre esses Oficiais, o Major Intendente Aquino Granja, como mais antigo, foi designado a assumir o cargo de Assistente do Serviço de Fazenda da Aeronáutica.

Com a entrada da FAB, em combate, na Segunda Guerra Mundial, nos longínquos céus da Itália, a estrutura exigiu um serviço logístico para a gestão de víveres, fardamento, pagamento de pessoal e material aeronáutico, atribuídos a Intendência.

Desta forma, naquele Teatro de Operações, os soldados do Acanto, comandados pelo Major Intendente Ovídio Alves Beraldo, se fez presente, proporcionando aos integrantes do Primeiro de Grupo de Aviação de Caça serviços de pagamento do pessoal em moeda italiana, fluxo de material geral e aeronáutico, hospedagem, infraestrutura de higiene pessoal, alimentação e outros serviços que reduzissem o desconforto de estarem longe da Pátria, tendo sido considerada por muitos como fundamental para a exitosa campanha na Itália.

Poderíamos ficar mais tempo discorrendo sobre a Intendência até os dias atuais, mas o propósito de fazer esse pequeno resumo dos primeiros passos da Intendência na Aeronáutica foi unicamente de demonstrar que desde os primórdios da FAB, nosso Quadro esteve presente nos principais momentos da história do Ministério da Aeronáutica, e recentemente do Comando da Aeronáutica.

Ao longo dessa jornada, a Intendência, para acompanhar a evolução da Força Aérea, teve que evoluir por meio da modernização, capacitação e especialização dos seus recursos, fazendo com que hoje estejamos preparados para atender quaisquer dos anseios e necessidades do Comando da Aeronáutica.

Esse aperfeiçoamento foi possível, não só pela dedicação dos Oficiais Intendentes, mas principalmente por termos à frente da antiga Diretoria de Intendência Oficiais Generais com nobreza de caráter, elevado espírito empreendedor, reconhecida capacidade profissional e sabedoria para conduzir, de forma magistral, os sonhos dos profissionais do Acanto.

Por isso, orgulhosos e movidos com grande sentimento de Respeito e Admiração, rendemos a justa e merecida reverência aos antigos Diretores de Intendência, com os quais ainda podemos desfrutar de suas agradáveis companhias e convívio, sempre atentos a escutar seus primorosos conselhos: os Majores Brigadeiros Intendentes MARIO BRETANHA GALVÃO, SALIM CAFRUNE ELAHEL, NEBAR GUILLEM BALTORE, DENIZART LUSTOSA RIBEIRO, ELISEU MENDES BARBOSA, PEDRO NORIVAL DE ARAÚJO e MANOEL JOSÉ MANHÃES FERREIRA, alguns presentes a esta cerimônia.

Vossas Excelências continuam fazendo história, como modelos de retidão e de caráter, servindo de exemplo para os mais jovens. Homenageá-los não é uma obrigação, mas sim um reconhecimento pelo legado de glórias e realizações. Seus exemplares históricos nos remetem à importância nas relações humanas, destemor, profissionalismo e ousadia. Muito obrigado.

Por questão de justiça, não podemos esquecer aqueles que não estão entre nós: Tenente Brigadeiro AQUINO GRANJA e os Majores Brigadeiros CASTELO, XAVIER, XAVIER NETO, MENDES, CAMARGO, VIEGAS, GUILHERME, CARLOS ALBERTO e VOLOTÃO, que com suas carreiras modelares e atitudes arrojadas permitiram a nossa Intendência atingir patamares mais elevados na constante busca de melhor servir à Força Aérea e ao Brasil.

Foi com estas atitudes que a Intendência se faz presente nas áreas da Contabilidade, Administração do Material Aeronáutico, Planejamento Orçamentário, Economia e Finanças, Logística de Campanha, Gestão do Apoio Administrativo, Assistência aos Inativos e Pensionistas, Controle Interno, Gestão da Saúde, Pagamento de Pessoal, Tecnologia da Informação, Administração de Imóveis Residenciais, Subsistência, Provisões, Fardamento, dentre outras atividades; não se esquecendo, ainda, de nossa presença na Escola Superior de Guerra, como Assistente da Aeronáutica naquela renomada instituição, e no Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, no cargo de Chefe do Departamento de Gestão e Ensino; sempre atuando como competência, profissionalismo, responsabilidade, proatividade e vibração.

Construindo o futuro, com os sólidos alicerces do passado, a Intendência é uma engrenagem da reestruturação organizacional do Comando da Aeronáutica, intitulada Força Aérea 100, que visa modernizar e acompanhar as constantes transformações da atualidade, que tem impelido as instituições à racionalização de suas atividades, simplificação dos processos e busca da eficácia e da eficiência.

Nessa nova realidade, a Intendência teve suas atribuições ampliadas e fortalecidas com a implantação de novos Grupamentos de Apoio, com o objetivo de concentrar as atividades administrativas e outras específicas de cada Organização, para que as Unidades Operacionais concentrem esforços em sua missão constitucional.

Como parte dessa importante mudança, a Diretoria de Intendência foi transformada em Diretoria de Administração da Aeronáutica, com a transferência de sua subordinação do Comando-Geral do Pessoal para a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, e a criação do Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica, que passou a ter como subordinados diretos as Prefeituras de Aeronáutica, a Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica, a Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga e os Grupamentos de Apoio, excetuando-se os específicos.

Estimados e Estimadas Intendentes, a Força Aérea tem depositado grande confiança em nosso trabalho, e tenho a convicção que corresponderemos essa expectativa, como sempre fizemos. Para tanto, busquem sempre a capacitação profissional e o aprimoramento intelectual contínuo.

A atual situação econômica de nossa grande Nação tem levado a uma contínua redução dos recursos orçamentários e financeiros à disposição do Comando da Aeronáutica, constituindo-se em uma excelente oportunidade para o Oficial Intendente, Administrador Logístico por vocação, empregar seus conhecimentos, determinação, energia, criatividade e iniciativa na busca de soluções que possam otimizar a aplicação dos recursos que todas as espécies para o cumprimento da missão atribuída a sua organização e da destinação constitucional da Aeronáutica, sem, contudo, deixar de observar os dispositivos legais.

Companheiro do Acanto, desde sua entrada nas fileiras da Força Aérea você vem sendo forjado para ser um Líder. Comandar é o ápice da carreira militar. Quando convocados para o exercício dos cargos de Comandantes, Chefes e Diretores, agarrem essa oportunidade, confiem na experiência, conhecimentos e competências acumuladas ao longo da vida na caserna. Vocês são capazes.

Guerreiros, combatam o bom combate, espelhem-se nos nossos antecessores, principalmente em nosso Patrono, que com sua determinação idealizou os Reembolsáveis, o antigo Depósito Central de Intendência, a mecanização contábil e a base necessária para a implantação dos atuais Sistemas de Intendência.

Ressaltamos que o êxito alcançado pela Intendência não seria possível se ao nosso lado não estivessem ombreados, em torno dos mesmos ideais, Oficiais dos demais Quadros, Praças e Servidores, que carinhosamente são tratados como “Intendentes Honorários”, sentimento esse que pode ser sintetizado em um trecho da Canção da Intendência da Aeronáutica: “SOMOS UM, SOU VOCÊ INTENDÊNCIA.”

A todos, que engrandecem esta singela cerimônia com suas presenças, meus sinceros agradecimentos.

Salve a Intendência!
Salve a Força Aérea!
Salve o Brasil!
E que Deus sempre nos abençoe.


72º aniversário de Criação do Serviço de Intendência da Aeronáutica.

Major Brigadeiro Intendente VILMAR GARGALHONE CORRÊA
Diretor de Administração da Aeronáutica