VISITA

IFI recebe comitiva de Oficiais-Generais da Aviação do Exército

Publicado: 2017-08-02 15:50:00
O IFI desenolve atualmente diversas atividades em prol do Comando da Aeronáutica e do Exército

Uma comitiva liderada pelo Diretor de Material de Aviação do Exército, General de Divisão Douglas Bassoli, acompanhado pelo Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, visitou, no dia 24 de julho, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) localizada em São José dos Campos (SP).

A visita teve como objetivo prover aos Oficiais-Generais da Aviação do Exército (AvEx) o conhecimento dos principais trabalhos desenvolvidos pelo IFI relacionados à Tecnologia Industrial Básica nas áreas de normatização, metrologia, certificação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e coordenação industrial.

A comitiva do Exército Brasileiro (EB) foi recepcionada pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira dos Santos, e também pelo Vice-Diretor do IFI, Tenente-Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, que apresentou as atividades atualmente desempenhadas pelo IFI em prol do Comando da Aeronáutica (COMAER) e do Exército. "É grande a interação existente entre o Instituto e a AvEx na formação de profissionais do EB em cursos especializados, bem como na prestação de serviços de metrologia e assessoria técnica, incluindo offset de contratos internacionais", destacou o Tenente-Coronel Araujo.

O Major Engenheiro Luiz Fabiano Damy, do EB, lotado na Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), do IFI, apresentou o processo de certificação militar e destacou a importância da correta especificação de requisitos militares, a fim de garantir o cumprimento de missão com segurança. Ele também reforçou a atuação do IFI junto à AvEx na certificação de aeronaves e no acompanhamento de dificuldades em serviço relacionadas a projetos.

Houve, ainda, uma visita aos laboratórios da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), que realizam anualmente atividades de calibração para o Exército Brasileiro, uma das atuações do IFI junto às demais Forças Armadas do Ministério da Defesa (MD) em prol do desempenho, da segurança e da disponibilidade de produtos aeronáuticos militares.

Fotos: Sargento Nogueira