REESTRUTURAÇÃO

Criação do SEREP Rio marca encerramento do I Simpósio do Serviço Militar da FAB

Publicado: 2017-06-30 09:36:48
Esse é o primeiro dos sete SEREP que serão ativados em substituição aos antigos SERENS, SERMOB e A-1

Cel. Ricardo do SEREP Rio e oficiais generais Aconteceu nesta quinta, 29/06, no Rio de Janeiro, o encerramento do “I Simpósio do Serviço Militar”. Durante a semana, o evento possibilitou a troca de informações sobre a nova estrutura administrativa da Diretoria de Administração de Pessoal da FAB, promovendo a ampliação de conhecimentos, além de traçar metas para os futuros chefes do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP).

A criação desse órgão faz parte do projeto de reestruturação administrativa da FAB, e reúne os antigos setores do SERENS, SERMOB, A-1 e SMOB. A partir de agora, a DIRAP centraliza a subordinação das unidades, anteriormente apenas sistêmica. A recém-ativada Subdiretoria do Serviço Militar (SDSM) passa a ter a incumbência de gerenciamento das sete unidades espalhadas em diferentes áreas de cobertura do país: Belém, Canoas, Recife, Manaus, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Assunção de comando do primeiro SEREP

Efetivo do SEREP Rio em formatura Após o encerramento do evento, ocorreu solenidade de assunção do cargo de Chefia do Primeiro SEREP, na unidade do Rio de Janeiro. O empossado, Chefe do SEREP Rio, Coronel Aviador Alexandre Ricardo do Carmo, destacou a importância do novo órgão. "É uma novidade não só para a estrutura da Força Aérea, como também para o efetivo que, apesar de continuar com o mesmo trabalho do antigo COMAR, vem assumir uma nova chefia, em adaptação à centralização de processos", explicou.

O Subdiretor Interino do Serviço Militar, que também assumiu o cargo de chefia essa semana, Coronel da Infantaria Almir Pinto de Lima, abordou os novos desafios para o gerenciamento das unidades. “O primeiro desafio é a implantação das sete novas unidades nesse modelo de gestão, principalmente na adequação de pessoal para cumprir as tarefas nas unidades. O segundo desafio está em padronizar os processos de Norte a Sul do país, no recrutamento, formação e disponibilidade dos militares em toda a Força Aérea", avaliou.

Cerimônia de assunção do SEREP Rio O Major-Brigadeiro do Ar Leonidas Medeiros, Diretor da Dirap, destacou a importância da assunção do cargo do SEREP Rio. "Os números de atendimentos do SEREP Rio são dez vezes maiores do que de outras unidades. Esse envolvimento denota a necessidade de muito trabalho e qualidade na busca da efetividade", finalizou.

Os demais chefes dos SEREP de todo o país assumem o cargo  em solenidades militares nas diferentes aéreas geográficas nos próximos dias.

Nesta sexta, dia 30 de junho,
será a assunção do Coronel Aviador Omar José Sarmento dos Santos, do Serep Canoas; no dia 04 de julho, o Coronel de Infantaria Paulo Cesar Milare assume o SEREP Manaus e o Coronel de Infantaria Antônio Deoclecio Chaves Machado o SEREP Belém;  no dia 05 de julho, o Coronel de Infantaria Júlio Cézar Pontes assume o SEREP Recife e dia 06 julho, o Coronel de Infantaria Luiz Guilherme Sá da Silva assume o SEREP Brasília. A data da assunção  SEREP São Paulo, pelo Coronel de Infantaria Marcelo de Oliveira, ainda está em aberto.

 A importância do serviço temporário para a FAB

Para o Chefe da Primeira Subchefia do Futuros Chefes dos SEREP de diferentes áreas geográficas em formatura Estado-Maior do Comando-Geral de Pessoal (COMGEP) da Aeronáutica, Coronel Paulo Ribeiro, a reestruturação dos SEREP é importante, pois o órgão ficará responsável pelo serviço de recrutamento, seleção de voluntários para os serviços temporários. “Existe uma projeção de que mais da metade do efetivo da Força Aérea será composta por oficiais temporários, que vão passar pelo SEREP. Por isso a importância de entendimento do SEREP junto ao público interno, que vai lidar com o curso de formação. O que a FAB está buscando é colocar os profissionais de carreira mais ligados à atividade-fim. Então os profissionais de área  especializada, de mercado, serão temporários", completou.

Assista ao vídeo da Solenidade de Assunção do SEREP Rio.

Fotos: Cabo Feitosa