INSTITUCIONAL

Esquadrão Pampa recebe alunos do curso de Ciências Aeronáuticas

Publicado: 2017-05-18 17:10:00
Mais de 60 alunos da PUC-RS conheceram a rotina operacional da Ala 3

Instrução sobre os procedimentos realizados antes do voo do F5Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) abriram a agenda 2017 de visitações com o Esquadrão Pampa 1º/14º (GAv), da Ala 3, localizada em Canoas (RS). Mais de 60 alunos do primeiro semestre do curso de Ciências Aeronáuticas puderam conhecer instalações, funcionamento, manutenção e acionamento de aeronaves da FAB. A visita ocorreu no dia 10 de maio.

Ao chegar à área operacional, os universitários viram duas decolagens de caças F5 em missão, e um acionamento da aeronave de alerta, isto é, caça que fica de prontidão para realizar interceptação de voos desconhecidos.

Depois, no hangar do Esquadrão Pampa, o Sargento Gustavo Provin Flores, especialista em mecânica de aeronaves, ministrou instrução sobre o funcionamento geral do motor a reação do caça F5.

Para o sargento, é gratificante compartilhar conhecimento com um público que está além61 alunos do 1º semestre de Ciências Aeronáuticas da PUC/RS dos portões da unidade aérea. “Responder aos questionamentos técnicos me engrandece, pois, cada vez mais, preciso buscar o conhecimento para poder sanar todas as dúvidas dos alunos. Saber que o público jovem tem interesse na rotina militar e na instituição renova os votos que fiz ao ingressar na carreira”, declarou.

“Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, disse o estudante Pedro Laroque. Assíduo do programa “Portões Abertos”, Pedro se declarou privilegiado por ver de perto as aeronaves que aprendeu a admirar desde a infância.

Em 2016, a Ala 3 recebeu a visita de 19 instituições de ensino. No total, 748 alunos, entre 6 e 20 anos, visitaram as unidades aéreas da FAB em Canoas.