REESTRUTURAÇÃO

Ala 12 é ativada no Rio de Janeiro

Publicado: 2017-02-14 14:51:00
A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral

Na última quarta-feira (08/02), foi realizada no Rio de Janeiro (RJ) a desativação da Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e a ativação da Ala 12. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral.

O evento contou com a presença de oficiais-generais da ativa, da reserva e de comandantes de várias organizações militares, além de ex-comandantes da Base e autoridades civis. A desativação da BASC faz parte do
Plano de Reestruturação do Comando da Aeronáutica que visa à melhoria contínua da atividade e a maior efetividade no emprego dos recursos.

 

Alinhada a essa visão, está a criação das Alas, organizações operacionais de nível tático que cumprirão a missão de dar todo o suporte operacional aos esquadrões subordinados. O Coronel Carlos Roberto Ronconi Junior, assumiu o comando da Ala 12. “Esta é uma despedida ao avesso. Não é o comandante discursando quem está se despedindo da OM, mas a OM que está se despedindo do seu efetivo”, pontuou.

“A Base Aérea de Santa Cruz cumpriu, por 74 anos, a missão de apoiar as Unidades Aéreas e de Aeronáutica aqui sediadas, além das eventuais unidades hóspedes. E neste dia é desativada, como está acontecendo com as demais Bases apoiadoras de unidades aéreas. Hoje eu deixo de comandar uma Unidade cuja missão era apoiar, para assumir outra cuja missão é operar”, completou o Coronel Ronconi.