FORMAÇÃO

Inscrições prorrogadas para programa de pós-graduação em aplicações operacionais do ITA

Publicado: 2017-01-22 08:00:00
A nova data para o fim das inscrições é 09 de fevereiro

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) para o dia 09 de fevereiro. O processo seletivo é direcionado aos oficiais da ativa da Aeronáutica, do Exército ou da Marinha, de qualquer quadro de formação. Os cursos iniciarão em 2018.

O critério de seleção do candidato é o mesmo de qualquer candidato à Pós-Graduação do ITA, devendo cumprir as orientações normativas dos programas acadêmicos e, adicionalmente, atender aos requisitos de seleção previstos na norma do PPGAO.

Os militares aprovados no processo serão transferidos para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), com amparo para dedicação exclusiva ao programa para o qual foi aprovado, pelo prazo de dois anos para a conclusão do mestrado e de quatro anos para a conclusão do Doutorado.

Este programa de pós-graduação foi criado para atender a necessidade do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em formar militares para o exercício de atividades de análise, síntese, avaliação, pesquisa e desenvolvimento de concepções, métodos, modelos, conceitos, procedimentos e tecnologias, visando a atender às necessidades operacionais do Comando da Aeronáutica, por intermédio da geração e domínio do conhecimento nos níveis operacional e tático.

Anualmente, os alunos do PPGAO promovem o Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE). Neste ano, cinco minicursos com palestrantes estrangeiros de instituições referência marcaram o evento.

Linhas de pesquisa - As linhas de pesquisa deste programa estão relacionadas às aplicações operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB): análise operacional; comando e controle; guerra eletrônica; e sistema de armas. Conheça melhor cada área de pesquisa:

Análise Operacional - Área que fornece bases metodológicas para a identificação de grupos de variáveis que afetam os problemas inerentes aos teatros de guerra, para a caracterização, dimensionamento e modelagem dos fenômenos de interesse.

Comando e Controle - Área que estuda as ferramentas de apoio à decisão, os sistemas computacionais e as infraestruturas críticas para o suporte das atividades operacionais nos diversos domínios onde a informação gera vantagem operacional.

Guerra Eletrônica - Área que estuda a energia eletromagnética em seus diversos espectros para a aquisição de vantagem competitiva em relação a um oponente em ambiente operacional.

Sistemas de Armas - Área que compreende os conhecimentos necessários à pesquisa, desenvolvimento e gerenciamento de artefatos bélicos, sensores e sistemas para aplicação em operações da FAB.

Saiba mais - Informações adicionais sobre o encaminhamento da documentação poderão ser obtidas com a Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) por email - [email protected] ou [email protected] - ou pelos telefones (61) 3961-8485 / 8311.

Dúvidas sobre o processo seletivo no ITA poderão ser esclarecidas pela Coordenação do PPGAO no ITA, pelo email [email protected] ou pelo telefone (12) 3947-6891.