CARREIRA

Os militares entregaram os espadins que simboliza o fim da condição de cadete

Publicado: 2016-12-09 14:20:34
A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (09/12)

Declarados nessa sexta-feira (09/12) aspirantes a oficial, os cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), da Turma Tupã, encerraram seu período de quatro anos de formação em cerimônia militar realizada em Pirassununga, interior de São Paulo.

Na véspera da cerimônia de formatura, que aconteceu nesta quinta-feira (08/12), os cadetes receberam os seus brevês, distintivos que representam a conclusão do curso de aviação, intendência ou infantaria. No período da tarde, receberam os seus diplomas de nível superior, tornando-se bacharéis em Administração Pública e bacharéis em uma das especialidades: Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar; Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica; ou Ciências Militares, com habitação em Infantaria da Aeronáutica. Enquanto cadetes, carregavam lachês, que simbolizam o cadete em formação e ostentavam somente uma asa. Os brevês, por sua vez, carregam o par.

Completam o curso 117 cadetes aviadores, 44 intendentes e 13 de infantaria. Entre os formandos estão 11 mulheres, sendo 1 aviadora e 10 intendentes. Como geralmente ocorre, a turma também conta com cadetes estrangeiros. Procedentes do Equador, Peru, e Nigéria, eles foram indicados por seu país para realizar o curso na AFA. A iniciativa parte de um acordo de cooperação entre o Brasil e nações-amigas. ”Foram quatro anos de muito aprendizado. Tive a oportunidade de conhecer a cultura brasileira e formar uma família que me apoiou e auxiliou em todos os momentos. Hoje, tenho orgulho de ser Oficial da FAB”, conta a equatoriana, aspirante aviadora Jazmin Estefania Perez Cobos, que exercerá suas funções na Força Aérea do Equador.

A solenidade, realizada no Pátio de Formaturas da AFA, foi presidida pelo Ministro da Defesa, Raul Jugmann, Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de autoridades da Marinha, Exército e civis.

“Estou muito feliz em poder compartilhar com os novos aspirantes a oficial da FAB este momento. A partir de hoje descortina-se a sua frente o início de uma jornada cheia de desafios e abnegação, mas também cheia de oportunidades.” destacou o Ministro da Defesa que participou pela primeira vez da cerimonia.

O Comandante da Aeronáutica destacou o reconhecimento aos futuros oficiais. “Após o término desta solenidade os senhores pais perceberão que seus filhos alçarão voos mais altos e que iniciarão uma longa e desafiadora jornada em nossa Força Aérea. A partir de agora os senhores aspirantes se tornam oficiais em prol da soberania de nosso espaço aéreo e sob o juramento de sacrificar suas próprias vidas para que a nossa Pátria esteja protegida”.

Durante o evento os cadetes entregaram os espadins, que simboliza o fim da condição como cadete, e receberam da espada de oficial, que coroa a vitória dos jovens que se dedicaram a uma exigente rotina. Com a devolução dos espadins rompem-se os laços que até hoje ligavam os futuros oficiais à condição de cadetes do ar.

A cerimônia foi encerrada com o tradicional grito de guerra e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Os novos aspirantes da Força Aérea atuarão em Organizações Militares da FAB pelo país.

AFA: A Academia da Força Aérea tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. O objetivo é desenvolver em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea. Após declarado aspirante a oficial, o militar passa por um estágio de aproximadamente 28 semanas e, tendo concluído o período com sucesso, é promovido a oficial. O oficial, dentro das Forças Armadas, é o profissional com a responsabilidade de comando, direção e chefia. No futuro, são esses militares que deverão dirigir as mais diversas unidades da FAB.

Assista aqui como foi a formatura: