EVENTO

Portões abertos em Salvador reúne 30 mil pessoas

Publicado: 2016-11-14 16:02:00
O público pôde conferir de perto várias aeronaves utilizadas pela FAB em suas missões

P�blico lota a BASV durante os Port�es AbertosCom várias atrações para todos os gostos e idades, a Base Aérea de Salvador (BASV) realizou, no sábado (12/11), o tradicional “Portões Abertos”, projeto que tem o objetivo de aproximar a população da instituição e mostrar um pouco do trabalho dos militares da FAB. O evento reuniu cerca de 30 mil pessoas.

O público pôde conferir de perto, por meio de uma exposição estática, várias aeronaves da FAB como o P-3AM Orion, o T-27 Tucano, o H-36 Caracal, dois caças F-5EM Tiger e dois A-29 Super Tucano.

Os visitantes puderam se divertir com apresentações do pelotão de cães de guerra e da Banda de Música da BASV. A programação contou também com saltos de paraquedistas e simuladores de voo, onde as pessoas puderam experimentar a emoção de pilotar um avião.

“Dá pra saber um pouquinho como voa. O que mais gostei foi o controle, é fácil e complicado ao mesmo tempo”, disse Daniel Passos, de 12 anos, após ter experimentado o simulador de voo disponibilizado pela FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência).

O engenheiro mecânico Rosinaldo Pontes, 46, aproveitou para levar toda a família e os amigos dos filhos para os Portões Abertos.

“Trouxe as crianças porque é algo diferente na programação do final de semana. É importante conhecer a FAB, ver as aeronaves que temos em nosso país. Algumas das maravilhas da engenharia mecânica estão aqui”, afirmou.

O evento contou, também, com estrutura de praça de alimentação e estandes das Forças Armadas para fornecer informações sobre as formas de ingresso na carreira militar. O Comandante da BASV, Coronel Aviador Marcello Lobão Schiavo, ressaltou a importância do evento.

“As Forças Armadas pertencem à sociedade brasileira. Por isso, nós consideramos que é da maior importância que ela conheça o nosso trabalho, e nós temos o maior orgulho de apresentá-lo”, explicou o Coronel Schiavo.