ORDEM DO DIA

Dia do Servidor Público 2016

Publicado: 2016-10-28 06:00:00
Data é comemorada nesta sexta-feira (28/10)

Apesar de oficialmente ter sido instituído na França no século XIX, através da Escola do Serviço Público, podemos encontrar suas primeiras noções na Grécia antiga, no entanto, atribui-se a Jean-Jacques Rousseau o uso da expressão “Serviço Público”.

No Brasil, o Serviço Público foi introduzido com a chegada da Família Real, em 1808, e se desenvolveu no Império, na República, consolidando-se em 28 de outubro de 1939, com o então Presidente da República Getúlio Vargas.

Com a publicação, em 11 de dezembro de 1990, do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, consolidou-se o termo Servidor Público, através da Lei nº 8.112/90, o Regime Jurídico Único – RJU.

A função do servidor nos Estados modernos é importantíssima, por ser ele considerado a mola mestre que executa as ações que movimentam e impulsionam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações sociais com o Estado.

Sua responsabilidade também é enorme, porque ele é um agente de transformação do Estado. O principal diferencial do servidor público é que este tem a oportunidade de servir à comunidade em que está inserido. Por isso, esta não pode ser vista como uma profissão qualquer, e sim como um desafio de se cuidar do que é de todos os cidadãos brasileiros.

Neste dia em que comemoramos o Dia do Servidor Público, cabe-nos agradecer os nossos servidores pela dedicação, competência e profissionalismo no desempenho das mais diversas atividades que realizam no Comando da Aeronáutica, e desejar a todos votos plenos de realizações pessoais e profissionais.

Parabéns Servidor Público do Comando da Aeronáutica.

Ten Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Comandante-Geral do Pessoal