EXPOSIÇÃO

Vida e obra de Santos Dumont estão em mostra no Rio de Janeiro

Publicado: 2016-04-27 11:05:12
Público pode conhecer réplicas do Demoiselle e do 14 Bis até outubro

  III COMAR   Divulgação Museu do AmanhãPai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida e obra como tema da exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont”, aberta nessa terça-feira (26/04), no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. A expografia, que segue até 30 de outubro e foi idealizada para homenagear os 110 anos do voo do 14 Bis, apresenta ao público protótipos das principais criações do inventor brasileiro e réplicas em tamanho real do avião Demoiselle e do 14 Bis, contando assim, seu sonho de voar.

A FAB contribuiu para contar essa história com a disponibilização do acervo do Centro de Documentação da Aeronáutica (Cendoc) e do Museu Aeroespacial (Musal), que ajudaram para a produção do conteúdo que é exibido nas telas interativas. “O Cendoc e o Musal foram muito importantes para o desenvolvimento da pesquisa, e são preciosidades da FAB que todo brasileiro deveria conhecer. Muito dos 70 vídeos que foram feitos está baseado nos documentos disponibilizados”, comentou o curador da exposição, Gringo Cardia.

Uma das principais atrações é um Demoiselle em tamanho natural que convida o público a concorrer a um “voo” virtual por Paris e pelo Rio de Janeiro do início do século XX, por meio de uma edição de vídeo. A exposição conta com conteúdo audiovisual, atividades interativas, jogos e ambientes imersivos, audioguia em inglês e espanhol, videolibras e audiodescrição.

Segundo o curador, o objetivo é apresentar Santos Dumont como um jovem empreendedor adepto de conceitos que se mantêm atuais e contar sua história aos brasileiros. “O trabalho do Santos Dumont mostra os sonhos de um menino que se inspirava em ficção científica e que acabou tornando-a real. Ele é inspirador, um brasileiro brilhante que realizou tantas coisas em tão pouco tempo e sendo tão jovem. Para o brasileiro é um orgulho tê-lo fazendo parte da história do mundo”, disse Gringo.

Para o público, o objetivo de mostrar a importância de Santos Dumont foi alcançado. “O brasileiro conhece pouco a história do nosso país, é importante mostrar, principalmente às crianças, como ele contribuiu para o Brasil e o mundo”, afirma Guilherme Aguiar, que visitou a exposição no primeiro dia.

A exposição está dividida em cinco ambientes. Na sala principal, protótipos dos sete modelos criados por Santos Dumont mostram a evolução da tecnologia desenvolvida por seu inventor e despertam a fascinação no público. “Ele nos ensina que podemos encontrar soluções onde nem imaginávamos. O avião, mais pesado que o ar conseguir voar é espetacular”, comenta o visitante Nilson Alves dos Santos.

Serviço:
O Poeta Voador, Santos Dumont
Museu do Amanhã. Praça Mauá 1, Centro – Tel.: 3812-1800
Período: de 26 de abril a 30 de outubro
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (com encerramento da bilheteria às 17h)
O museu tem entrada gratuita às terças-feira.