DIA DA MULHER

Organizações Militares da FAB realizam homenagens

Publicado: 2016-03-09 17:00:00
Eventos ocorreram em unidades de todo o País

Análise em Aeronave F5EM  1S LUCIOA Força Aérea Brasileira (FAB) é, entre as Forças, a que possui o maior número de mulheres em seu efetivo: cerca de 9.820 mulheres, segundo dados de 2015. O ingresso feminino na Academia da Força Aérea no Quadro de Oficiais Intendentes foi autorizado em 1995 e o número aumenta a cada ano.

A FAB também foi a primeira a abrir espaço para a atuação das mulheres na atividade fim da instituição. Em 2003, recebeu as primeiras mulheres para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, organizações militares em todo o país realizaram homenagens.

Efetivo Feminino do PAMASP  1S LúcioPAMASP - O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP) é um exemplo do crescimento dos dados estáticos relacionados ao gênero. Dez por cento dos militares da unidade são mulheres e a maioria está em cargos de chefia ou em especialidades ligadas à atividade fim do PAMASP, como a de Eletricidade e Instrumentos, Equipamento de Voo e Estrutura e Pintura. Essa última especialidade formou, em novembro de 2015, a primeira turma com presença feminina. Para celebrar a data, a Seção de Assistência Social do PAMASP promoveu uma palestra sobre os direitos do trabalho e a mulher.

“As mulheres, nessa batalha pela igualdade, vêm aos poucos conquistando seu espaço na sociedade contemporânea, de tal forma que sua representação vem crescendo nas Forças Armadas, um lugar onde devemos considerar todos como militares, sem distinção de sexo. Assim, sua presença na manutenção de aeronaves tem formado um novo cenário na área da logística, novo espaço conquistado pelas nobres guerreiras que agregam conhecimento e profissionalismo à Força Aérea Brasileira”, ressalta a sargento especialista em Eletricidade e Instrumentos Simone Crispim. 

Café da Manhã - Diversas unidades da FAB realizaram um café da manhã especial para homenagear as mulheres. Na Base Aérea de Canoas (BACO), o efetivo feminino, comandantes das unidades sediadas e dos esquadrões da unidade participaram da homenagem. Em suas palavras dirigidas ao público feminino, o Comandante da BACO, Coronel Rodrigo Alvim de Oliveira, ressaltou a importância da mulher no cumprimento da missão da FAB, e, também, que continuassem abrilhantando com elegância e competência a Organização Militar.

No Instituto de Estudos Avançados (IEAV), o diretor, Coronel Roberto da Cunha Follador, recebeu as servidoras civis e as militares na Sala VIP e realizou a leitura de um texto. Em seguida, todos se confraternizaram no café da manhã que teve animação musical do Cabo Escobar, que é membro da Banda de Música do Batalhão de Infantaria (BINFA).