PORTÕES ABERTOS

Unidades de RR, CE e RJ realizam atividades para a população

Publicado: 2015-10-15 08:30:16
Em Roraima serão realizados exames preventivos de câncer de mama

  Três organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam o evento “Portões Abertos” no próximo domingo (18/10): a Base Aérea de Boa Vista (BABV), no Estado de Roraima; a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), na capital cearense, e o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os visitantes poderão conhecer aeronaves e equipamentos militares, além de participar de diversas atividades. Os eventos integram a programação em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro.

Base Aérea de Boa Vista -  A unidade vai abrir seus portões das 10h às 16h. A programação inclui a realização de exames preventivos de câncer de mama (em parceria com Liga do Câncer/RR) e vacinação (Febre Amarela, Hepatite B, Pneumo 23, Influenza H1N1 e Dupla Viral, lembrando que é necessário levar o cartão de vacinação). Também serão realizados exames básicos de saúde e aplicação de flúor.

Haverá área de lazer para as crianças. A entrada é gratuita, mas a organização solicita que os visitantes contribuam com um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão doados a entidades assistenciais.

Como única organização militar do Comando da Aeronáutica no Estado de Roraima, a BABV tem a missão de apoiar o Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV) que opera aeronaves A-29 Super Tucano na defesa do espaço aéreo brasileiro; o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Boa Vista (DTCEA-BV) e a Prefeitura de Aeronáutica de Boa Vista (PABV). O endereço é: Rua Valdemar Bastos de Oliveira, 2990 - Aeroporto.

Base Aérea de Fortaleza – A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) abre seus portões ao público neste domingo das 9h às 16h. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas compareçam ao evento. A entrada é gratuita, mas a organização pede ao público que doe 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será posteriormente entregue a instituições beneficentes previamente cadastradas.

O dia iniciará às 7h com a largada da 5ª edição da “Corrida da Asa”, competição esportiva que terá a participação de civis e militares distribuídos em diversas categorias, inclusive para atletas acima de 50 anos.

O público terá à disposição brinquedos, parque infantil e praça de alimentação com 20 “food truck”. Haverá também um estande do HEMOCE realizando cadastro para captação do banco de doadores de medula óssea.

A programação conta com exposição de aeronaves, lançamento de paraquedistas, exposição e demonstração de aeromodelos e workshop de plastimodelismo. Faz parte das atrações ainda o encontro de colecionadores de carros militares antigos do Estado do Ceará e exposição de motocicletas estradeiras. Durante o dia, haverá a apresentação de banda de rock anos 80. O show do cantor Waldonys encerra o evento.

A organização informa que o portão principal da Base Aérea, situado na Avenida Borges de Melo, 205, Alto da Balança, terá sentido único de entrada de veículos. Com o objetivo de minimizar congestionamentos e organizar o fluxo dos veículos, a saída será exclusivamente pelo portão que dá acesso à BR-116 (Antigo Portão do Aeroclube). A BAFZ fica localizada na Av. Borges de Melo, 205, Aeroporto.

Museu Aeroespacial (MUSAL) - O evento vai contar com paraquedistas, sobrevoos de aeronaves, demonstrações de salvamento e resgate com helicópteros, aeromodelos e o acionamento do motor do caça P-47 Thunderbolt, operado pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial. Além de apresentação musical, parquinho e sorteio de brindes. A entrada é gratuita na sua área externa, mas para visitar o museu o ingresso custa R$ 5,00. O horário é das 9h30 às 15h30.

A expectativa da organização é reunir cerca de 30 mil pessoas. "A aviação será abordada por um viés cultural com o objetivo de preservarmos o legado de Santos Dumont, Pai da Aviação, com muito entretenimento para as famílias, projetando os trabalhos realizados pela Força Aérea", ressalta o Coronel Denar de Carvalho Soares.

Com um acervo de cem aeronaves, de modelos históricos a caças a jato, o MUSAL está localizado na Avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Assista ao programa FAB em Ação sobre o Musal: