HOMENAGEM

Tenente-Brigadeiro Rossato recebe Medalha Tiradentes

Publicado: 2015-10-06 16:00:14
Honraria é a mais alta condecoração da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

  A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), em sessão comemorativa ao Dia do Ex-aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), concedeu a Medalha Tiradentes ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. A honraria é a mais alta condecoração da ALERJ e tem o objetivo de recordar os tempos de escola, além de homenagear o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro. O evento foi realizado na segunda-feira (05/10).

Em seu discurso, o Deputado Estadual Samuel Malafaia, criador do dia do ex-aluno da EPCAR, destacou qualidades e atitudes de excelência dos agraciados da noite e falou das principais responsabilidade da FAB. “A Força Aérea Brasileira é responsável por defender o nosso País através dos ares, realizando a fiscalização do território e de suas fronteiras, o patrulhamento de aviões desconhecidos que adentram o nosso espaço aéreo, o gerenciamento da aviação civil, a fiscalização do correio aéreo nacional e da infraestrutura dos nossos aeroportos, além do sistema de vigilância e controle aéreo”, ressaltou o deputado.

O Tenente-Brigadeiro Rossato recebeu a medalha ao som do Hino da Aviação de Caça, que foi executado pela Banda Sinfônica da Base Aérea do Galeão (BAGL). “Ser agraciado com a condecoração máxima desta casa, me faz sentir permeado por sentimentos de outrora, como a honra, o júbilo e orgulho semelhantes àqueles vividos em meus primeiros dias junto às fileiras de nossa querida Força Aérea Brasileira”, afirmou o Comandante.

Durante o discurso, o Comandante relembrou momentos vividos em seus anos de estudo na EPCAR, o sentimento de saudade, honra e orgulho de ter feito parte da EPCAR. “Não quantidade, mas sim qualidade. Esse é o lema que há 66 anos inspira a nobre missão dessa organização do Comando da Aeronáutica. Destinada a conduzir a preparação dos futuros cadetes, rapidamente transformou-se em um estabelecimento dotado dos mais modernos projetos educacionais, o que lhe assegurou o pronto reconhecimento de cunho Nacional”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Rossato, que estudou na EPCAR em 1969.

O Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Rio de Janeiro, recebeu aproximadamente 180 militares da FAB. A ALERJ agraciou também o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves, com a Moção de Congratulações e Aplausos. O Diretor do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Brigadeiro Médico Armando Celente Soares, e o Comandante da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), Coronel Luiz Claudio Macedo Santos, receberam o Título Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

Saiba mais - A Escola Preparatória de Cadetes do Ar, localizada em Barbacena (MG), prepara jovens entre 14 e 18 anos para ingressar no curso de formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA) e proporciona conclusão do ensino médio.