ENSINO

ITA tem novo reitor

Publicado: 2015-04-07 10:20:27
Professor Fernando Toshinori Sakane assume função interinamente

Foto 1  S1 LucasO Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou no dia 27 de março a solenidade de transmissão do cargo de Reitor. O professor doutor Carlos Américo Pacheco foi substituído pelo professor doutor Fernando Toshinori Sakane, que assume interinamente até que um comitê de busca seja instalado para o processo de seleção.

O ex-Reitor do ITA assumirá o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) na cidade de Campinas (SP). Em seu discurso de despedida, agradeceu a toda a comunidade do
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do ITA e destacou seu empenho em estimular todos a verem a ampliação do Instituto como uma possibilidade de resgatar o caráter inovador que tinha em sua origem. “O projeto é uma imensa oportunidade de repensar o que fazemos nas suas mais diversas dimensões: na renovação e flexibilização do ensino, na qualidade da pesquisa e da pós-graduação, na ênfase na inovação, no empreendedorismo e nas parcerias com empresas”, afirmou Pacheco.

O novo Reitor, professor Sakane, relembrou em suas palavras um pouco da história do ITA e falou sobre as expectativas do seu novo cargo. “A minha promessa de futuro é dar o melhor de mim enquanto aqui estiver, interinamente, até que o novo Reitor tome posse para dar continuidade às ações”, ressaltou.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva. Em seu discurso, ele ressaltou os 46 anos de dedicação do professor Sakane à instituição. “A direção do DCTA reitera sua total confiança em sua competência profissional, no seu espírito de lealdade e no seu comprometimento com a Força Aérea e estará sempre ao seu lado como suporte para o cumprimento de sua missão”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Alvani.