SUSTENTABILIDADE

Base Aérea de Florianópolis implementa Programa ReÓleo

Publicado: 2015-03-20 12:11:06
Os militares e familiares poderão entregar o óleo de cozinha em cinco postos na unidade

Palestra Reóleo 01  S2 FilhoA Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), implantou o programa ReÓleo. O objetivo é contribuir para a preservação dos recursos hídricos e dos ecossistemas, a promoção da educação ambiental, além de reduzir a quantidade de gordura no sistema de coleta e tratamento de esgoto, melhorando sua eficiência.

Os militares e familiares poderão armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas tipo pet e levar para um dos cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEV) nas dependências da BAFL: refeitório dos sargentos, Clube Albatroz, Clube Pelicano, vila dos oficiais e vila dos sargentos.

Para incentivar a doação, nos dias 17 e 18 de março, foram ministradas palestras de orientação aos militares da base, das unidades sediadas e às crianças da Escola Estadual de Educação Básica Tenente Almáchio, localizada na organização. O palestrante foi o diretor e fundador do projeto, Luiz Falcão de Moura.

 “Achei a palestra ótima! As informações sobre esse importante tema foram passadas aos alunos de forma dinâmica e interativa", afirmou a professora Silene Maria Martins da Cunha.Palestra Reóleo 05  S1 Carraro

Programa

O ReÓleo surgiu em 1998 na Lagoa da Conceição, bairro gastronômico da capital catarinense. O objetivo é dar destino adequado aos resíduos de óleos vegetais gerados nos restaurantes da região. Até então, eles eram despejados na lagoa, nas bocas de lobo, em pias e vasos sanitários, causando entupimentos, obstruindo canais de drenagens e contaminando o meio ambiente.

O programa já reciclou mais de dois milhões de litros de óleo recolhidos e foi registrado no Guinnes World Records pela maior quantidade de óleo reciclado em um mês, no ano de 2012. A marca permanece até os dias de hoje.