COMANDO

Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato será o novo Comandante da Aeronáutica

Publicado: 2015-01-08 12:45:09
Assista à primeira entrevista concedida após o anúncio

  Sgt Rezende/CecomsaerO Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, 63 anos, será o novo Comandante da Aeronáutica. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (07/01) pela Presidenta da República Dilma Rousseff. 

O Tenente-Brigadeiro Rossato substitui o Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, que estava no cargo desde 2007. A solenidade de transmissão de cargo será no dia 30 de janeiro, às 10h30 da manhã, na Base Aérea de Brasília.

Perfil - Natural de São Gabriel, Rio Grande do Sul, o Tenente-Brigadeiro Rossato ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1969. Foi promovido ao posto de tenente-brigadeiro em março de 2011. Durante sua carreira de 46 anos dedicados à vida militar assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da Aeronáutica, a maior parte na área operacional da Força Aérea Brasileira. Esteve à frente do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR); Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS); Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), no Rio Grande do Sul; Terceira Força Aérea (III FAE) – unidade responsável pelo gerenciamento de todos os esquadrões de caça da FAB.

O militar também comandou as unidades aéreas Esquadrão Joker (2°/5° GAV), sediado em Nata
l (RN) que especializa os pilotos recém-saídos da Academia da Força Aérea para a aviação de caça, e o Esquadrão Centauro (3°/10° GAV), sediado em Santa Maria (RS). No exterior,  foi Adido Aeronáutico na Venezuela e cursou comando e controle na Força Aérea Francesa.

O oficial-general é líder de grupo de aviação de caça e possui mais de 3.500 horas de voo em várias aeronaves, entre elas o T-23 Uirapuru, T-37 Tweet Bird, U-42 Regente, T-25 Universal, AT-26 Xavante, C-95 Bandeirante, P-95 Bandeirante Patrulha e C-115 Búfalo.

Atualmente, é Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o segundo na cadeia de comando da Aeronáutica.

Assista à primeira entrevista concedida pelo Tenente-Brigadeiro Rossato após o anúncio: