GESTÃO

Relatório do TCU avalia Aeronáutica como uma das melhores instituições em Governança

Publicado: 2014-04-25 10:40:00
A Força Aérea foi classificada na categoria mais alta em todos os quesitos avaliados

Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) classificou o Comando da Aeronáutica (COMAER) entre os melhores órgãos públicos na governança e gestão de pessoas durante o ano de 2013. O relatório avaliou 305 organizações da Administração Pública Federal (APF), entre órgãos e entidades do poder executivo, empresas públicas, Forças Armadas, Poder Judiciário, Legislativo e Ministério Público da União.

A pesquisa, que tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento das organizações através da identificação de pontos mais vulneráveis e induzir melhorias, classificou a Aeronáutica na categoria mais alta em todos os quesitos avaliados, o que a configura como um dos bons exemplos a serem disseminados no Brasil.

Os dados foram levantados por meio da aplicação de questionários de autoavaliação, utilizando como referências o modelo do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), além de modelos internacionais aplicados à governança e à gestão estratégica de pessoas em organizações públicas. O modelo, constituído de oito critérios de avaliação continuada visa a induzir a adoção de um conjunto de princípios e práticas para se alcançar a excelência da gestão no setor público.

Dentre os componentes avaliados, o COMAER alcançou avaliação máxima em vários quesitos. Em Liderança da alta administração, por exemplo, a Aeronáutica obteve 100%. A Aeronáutica também obteve bons resultados em Gestão da Liderança e do Conhecimento (94,6%), no Controle da Concessão de direitos e vantagens (90%) e Gestão de Talentos (85%).