TECNOLOGIA

Concluída primeira fase dos ensaios elétricos do veículo Sara Suborbital

Publicado: 2013-12-30 13:55:00

Finalizada primeira fase de testes do Sara Orbital  IAEA primeira fase dos ensaios previstos da eletrônica de bordo (Redes Elétricas) do veículo Sara Suborbital foram concluídos na quinta-feira (19/12). Os técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em conjunto com a empresa CENIC realizaram uma análise detalhada de todas as conexões do veículo e das atuações dos eventos em voo por meio de um “jig” de testes que emula o banco de controle. Os testes foram realizados na Divisão de Eletrônica do IAE (AEL), em São José dos Campos (SP).

O número de conexões do Sara Suborbital é muito grande. Alguns testes preliminares de continuidade de cablagens já tinham sido efetuados de maneira automática.

Para janeiro está prevista a segunda fase de testes também com o “jig”, para garantir que a eletrônica embarcada esteja pronta para conexão com o banco de controle do veículo. Os testes conjuntos destas conexões estão previstos para fevereiro de 2014, após o recebimento e aceitação do banco de controle.