SOCIAL

A paraense Vila de Curuçambaba recebe ação da FAB

Publicado: 2013-11-25 14:01:11

Dezesseis pacientes em estado grave foram removidos para o hospital geral de Cam  Soldado P.Feitosa/I COMARA movimentação de tropas, aeronaves, viaturas e embarcações mudou a rotina da pacata Vila de Curuçambaba, localizada a 210 km de Belém (PA). Uma ação cívico-social (ACISO) liderada pelo Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) levou médicos, dentistas, assistentes sociais e capelães para servirem à população entre os dias 18 e 20 de novembro. A iniciativa contou com a parceria do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE), Prefeitura de Aeronáutica de Belém (PABE) e da Base Aérea de Belém (BABE).

Com cerca de três mil habitantes, a Vila abriga em seu entorno 20 comunidades ribeirinhas com 18 mil pessoas carentes. A equipe médica da ação, composta por profissionais especialistas em dermatologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, ginecologia, pediatria e clínica médica, atendeu 2.571 pacientes.

A iniciativa da Força Aérea Brasileira (FAB) gerou um efeito multiplicador e agregou o apoio de diversas secretarias de governo do estado do Pará e da prefeitura de Cametá. O Poder Judiciário também colaborou com a ACISO, deslocando um ônibus com um Juizado Especial Itinerante para prestar orientação jurídica à população.

Esforço que se traduz em números

Na área da saúde bucal, dentistas realizaram 2.778 procedimentos, como profilaxia, palestras, suturas e extrações. Foram realizados 59 exames de ultrassom, 18 eletrocardiogramas e aferidas 575 pressõesAção Cívico-Social no interior do Pará  Soldado P.Feitosa/I COMAR arteriais. Dezesseis pacientes em estado grave foram removidos para o Hospital Geral de Cametá e cinco enfermos com dificuldades de locomoção foram atendidos em casa. 

Membros da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do governo do Pará atenderam 1.771 pessoas com os serviços de teste de sífilis, HIV, PCCU e hepatite, emissão do cartão SUS e marcação de exames e consultas. Além disso, foram proferidas palestras sobre malária, leshmaniose e doença de chagas, que tem aumentado na região devido ao processamento inadequado do açaí.

Servidores da prefeitura de Cametá realizaram 158 atendimentos do Programa Bolsa Família, emitiram 470 carteiras de identidade e CPF. Outra ação importante para a comunidade foi o programa de erradicação do escalpelamento, realizado em parceria com a Marinha do Brasil, que cobriu 27 rotores de embarcações gratuitamente.

 O Tribunal de Justiça do Estado do Pará designou dois juízes de direito, duas promotoras públicas, duas advogadas dativas e um defensor público para atender a população de Curuçambaba. Ao todo, foram feitas 16 ações de justificação, um divórcio consensual, quatro ações de reconhecimento de paternidade, duas ações de retificação de registro civil, 21 orientações jurídicas e 29 atendimentos judiciais.

As crianças também tiveram uma programação especial com atividades recreativas e  Soldado P.Feitosa/I COMARAs crianças também tiveram uma programação especial com atividades recreativas e sociais. Um circuito de corrida por revezamento, saltos e arremessos foi organizado como uma competição de miniatletismo e atraiu 250 crianças. Uma competição de futebol de campo, futebol de salão e vôlei reuniu 125 crianças num torneio que agitou a localidade. Após as competições, foram doadas bolas, jogos e uniformes para a criançada. Durante todos os dias, houve a doação de mais de 500 brinquedos, 400 kits de cadernos, lápis e borracha, pacotes de pipoca e brindes.

O primeiro núcleo de serviço social (NUSESO) e o primeiro serviço regional de ensino do COMAR I realizaram sessões de cinema com vídeos institucionais da FAB, educação no trânsito, higiene infantil e educação sócio-ambiental, atraindo um público de, aproximadamente, 800 crianças e familiares em 25 sessões ao longo da ACISO. Também foram realizados atendimentos no local destinados ao serviço social com orientações e distribuição de informativos sobre combate à violência à mulher, direitos e cidadania e educação no trânsito

Cidadania

Como forma de manter viva a lembrança da passagem da FAB pela comunidade, o Comandante do I COMAR e Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro Carlos Eurico Peclat dos
Santos, fez o plantio de uma muda de Pau Brasil doada pela Tenente Dentista Caroline Silva Viana Araújo Von Grapp, juntamente com a Secretária do Meio Ambiente de Cametá, Josiane Sabbá Melo dos Prazeres. A Tenente Caroline explica que o gesto de doar a muda de Pau Brasil para a comunidade de Curuçambaba tem o significado de implantar na consciência de cada cidadão a nobre causa em favor das florestas e demais recursos naturais. “Mais do que uma demonstração de civismo, é um ato de cidadania e preservação da história do Brasil”, explica. Para homenagear os militares da FAB, a comunidade de Curuçambaba realizou um show cultural com apresentações folclóricas, típicas da região.