SOCIAL

Militares da AFA realizam ACISO em periferia de Pirassununga

Publicado: 2013-10-22 15:25:47

Atendimento à população da Vila Santa Fé  2º Ten. Lemos

No último domingo (20/10), cerca de 100 militares da Academia da Forca Aérea (AFA), entre efetivos e cadetes, realizaram pela primeira vez uma ação cívico-social (ACISO) no bairro Vila Santa Fé em Pirassununga (SP). Além de consultas e exames, a população pôde assistir a palestras educativas, receber kits de higiene bucal e roupas de frio

Uma equipe de 100 militares da AFA, formada por médicos, enfermeiros, dentistas e assistentes sociais, chegou de manhã à Vila Santa Fé, que fica na periferia da cidade e tem cerca de 7500 habitantes. Durante todo o dia, 1.044 pacientes foram atendidos, o que gerou mais de 1.200 consultas e procedimentos.

“É mais do que realizar consultas e exames. É mais do que uma oportunidade de ajudar a população carente; é também uma oportunidade de evidenciar e incentivar os valores da Força Aérea Brasileira (FAB), como o patriotismo, dignidade e o cumprimento do dever”, afirma o Capitão Dentista Alexandre Afonso Bittar, um dos coordenadores da ACISO.

Para o Brigadeiro Carlos Eduardo, Comandante da AFA, a ACISO é a oportunidade de o cadete da Academia ter contato com a população e desenvolver senso social. “Procuramos incluir o futuro oficial da FAB, nessas ações como parte da sua formação”, ressalta o Comandante.

Os Cadetes confirmaram esse objetivo. Para eles, a ACISO foi uma oportunidade de ficar próximos à comunidade e conhecer as suas carências. “Vimos a importância da FAB para a população e vimos o tanto que eles contam com a Força. Muitas crianças não estudam na vila e os incentivamos a estudarem para que também se tornem futuros militares da FAB”, afirmou a Cadete Anne Débora, do terceiro ano. “Foi uma experiência que todos deveriam ter. A atividade fim da FAB, quando em tempos de paz, é essa: assistir à população”, finaliza o Cadete Silva, também do terceiro ano da AFA.

A ACISO fez parte das comemorações do Mês da Asa e contou com o apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Defesa, Prefeitura de Pirassununga e Colgate.