INSTRUÇÃO

Cadetes de Infantaria da AFA concluem Estágio Básico de Combatente de Montanha

Publicado: 2013-05-23 15:45:33

Os cadetes do terceiro ano do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA) concluíram no dia 17 de maio o Estágio Básico de Combatente de Montanha, ministrado pelo 12° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Minas Gerais. O estágio é parte integrante do currículo mínimo da formação acadêmica dos futuros oficiais e fornece os conhecimentos básicos necessários para atuação em ambiente de montanha, seja em missões de combate ou até mesmo no resgate de feridos.

O estágio abordou assuntos como equipamentos de escalada, técnicas de escalada livre, trabalhos com cordas, nós e amarrações e evacuação de feridos. Sob temperaturas próximas de 0°, os alunos venceram a altitude realizando uma marcha de 16 km pelo terreno acidentado da Serra de Piedade, no município de Caeté (MG).

A instrução foi realizada por 26 cadetes da AFA, 50 cadetes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e seis sargentos da FAB, que receberam os brevês de Escaladores Militares em uma solenidade realizada no pátio de formaturas do 12º Batalhão de Infantaria, em Belo Horizonte (MG).